Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Vamos nos empoderar juntas?

8 de março - Dia Internacional da mulher. Aproveite o mês das mulheres para viver o empoderamento conosco. Juntas somos mais fortes #SoulNegraEmpoderada

por   em Empoderamento   | 08.03.2016

 

empoderamento_soul negra

Vou abrir meu coração para vocês. Nunca o dia internacional das mulheres me comoveu tanto quanto agora. Talvez por minha maior consciência, pelo amadurecimento ou até mesmo pela onda de movimentos, grupos de WhatsApp e coletivos femininos e feministas que tomam o país. É fato: hoje vejo muito mais mulheres engajadas e acima de tudo mais entendidas de si, se expressando, se unindo, se defendendo, se apoiando.

Na verdade, refletindo recentemente, dei um nome à fase que vivo desde que me assumi dona da minha própria vida. Isso tem uns 18 anos… no túnel do tempo! Este processo que vivo desde lá trás, hoje chamo de Empoderamento. Sim, este termo que é tema de  tantas discussões (ainda bem!), hoje coloco na minha vida. E o processo é longo, repleto de fases, altos e baixos rumo ao crescimento. Ainda há muito chão pela frente!

Resgatando o conceito de empoderamento, de acordo com Christian Welzel é a ausência de restrições externas que possibilitam a pessoa viver os seus valores. Paulo Freire coloca como a capacidade do indivíduo realizar, por si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer. Há publicações, escritos, reflexões sobre este empoderamento individual mas também sobre o coletivo.

Acreditamos que o empoderamento coletivo começa no empoderamento de cada uma e é daí que surge a nossa nova ação aqui no Soul Negra.

Você que se sente dona de si e da sua vida. Você que é mulher empoderada. Você que leva o ativismo nas pequenas ou grandes ações. Você que é feliz porque ama ser quem é. Você que reconhece de onde veio e se orgulha disso.

Neste momento te convidamos a postar uma foto sua no Facebook e/ou Instagram com a #SoulNegraEmpoderada. Uma foto que te represente, que te mostre na essência, pode estar fazendo algo que gosta ou algo que te faça se sentir realizada. Seja com cabelo natural, quimicamente tratado, com lace, mega, trança, dreads, ou até mesmo sem cabelo! Com maquiagem, de cara lavada, montada ou sem produção alguma. Não importa! Mostre-nos o seu empoderamento! Fiquem a vontade para escrever relatos de vivências de empoderamento. Iremos repostar nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para assim, INSPIRARMOS mais e mais mulheres! Que tal?

Eu já tenho a minha foto. Escolhi o lindo clique da @crisaugusta pois estou de turbante e me sinto representada e poderosíssima com ele 😉

Ah… essa ação vai até o dia 31/03/2016.

Espalhe por aí!
 
  1. Parabéns pela ação de Empoderamento, meninas!

    Que surjam cada vez mais mulheres (e homens, por que não?) cientes e conscientes de si.

    Força guerreiras!

    Celso

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.