Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Turismo Afro (São Paulo)

Uma experiência de resgate da herança afro na história da cidade de São Paulo em um roteiro turístico especial, vamos embarcar nessa?

por   em Empoderamento   | 30.10.2013

 

Quando pensamos em cidades com herança e cultura afro a primeira associação, na maioria das vezes, é com Salvador na Bahia. Porém, aqui mesmo em São Paulo é possível encontrar várias matrizes dessa cultura e consequentemente sua ligação com a cidade de ontem e hoje. Um exemplo disso? Vamos lá!

Escravos fugidos formaram o Quilombo da Saracura, se reuniam para batuques, danças, capoeira ali no Bixiga onde hoje é a escola de samba Vai Vai cujo um dos símbolos é a Saracura. Pensando em resgatar histórias como essa a Spturis criou entre seus roteiros turísticos temáticos o Roteiro Afro. Tem assunto para todos os gostos: religiosidade, cultura, história, culinária. É só consultar e escolher sua atividade ou fazer o roteiro todo.

Dentre as atrações do roteiro o Soul Negra destaca:

Turismo Afro - Igreja Nossa Senhora Achiropita

Igreja Nossa Senhora da Achiropita – Pastoral Afro As celebrações “afro” são chamadas de “inculturadas” porque elementos da cultura negra são adicionados à tradicional liturgia católica, envolvendo cantos e muita dança, ao som do atabaque.

 

 

Turismo Afro - Faculdade de Direito do Largo São Francisco

Largo São Francisco Faculdade de Direito – Luiz Gama Ele foi impedido de estudar no local por ser negro, mas isso não o impediu de se tornar um dos juristas mais respeitados e temidos pelos escravocratas no século XIX . Hoje uma das salas da faculdade leva seu nome.

 

 

Turismo Afro - Samba da Vela

Samba da Vela roda de samba – em torno de uma vela, que é o cronômetro do evento. Todas as pessoas permanecem em silêncio para ouvir lindas poesias em forma de música     Mais detalhes sobre as atrações destacadas e todo roteiro aqui ou no site da Spturis.

 

Imagens: AchiropitaFaculdadeSamba da Vela.

Espalhe por aí!
 

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.