Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Turbantes I: religião, moda e atitude!

O turbante para muitos é símbolo de cultura e beleza negra, mas esse acessório, repleto de significados e funções, também é utilizado por povos do oriente.

por   em Cabelos   | 28.07.2011

 

O turbante é para muitos símbolo de cultura e beleza negra, mas além da África outros povos e culturas também utilizam esse acessório repleto de significados e funções. Para nós ele além de lindo e prático é sinônimo de atitude.

Fomos pesquisar a história do turbante e encontramos muitas coisas! Pensando em melhorar sua leitura, dividimos esse post em dois: Oriente; África, Brasil e Moda. Hoje você lê uma parte e no sábado a outra. Esperamos que curta e se inspire na beleza do turbante.

Parte I: Oriente

Onde e quando ele surgiu até hoje não se sabe ao certo, mas é sabido que existia antes do ano 570DC, ou seja, antes do nascimento de Maomé e da fé islâmica. E nela o turbante tem uma função religiosa importante. É um símbolo material que reforça a consciência espiritual, uma fronteira entre a fé e a descrença. Uma vez que é na cabeça que as decisões entre bem e mal, certo e errado, verdadeiro e o falso ocorrem é ela que sustenta a opção dá fé. É como se o kawrah (turbante) envolvesse e protegesse os pensamentos. Ele é usado apenas pelos homens e hoje esse tipo de turbante e seu uso é associado aos atentados terroristas, infelizmente.

Turbante Islamista

Porém o turbante também é o principal símbolo da fé Sikh, religião monoteísta indiana. Nela os homens e mulheres não devem cortar os cabelos e sim utilizar os turbantes para envolvê-los. E no dia mundial do turbante (13 de Abril) os homens Sikh exibem seus exuberantes turbantes com orgulho e como exemplo para as novas gerações para que o hábito e a religião não se percam.

Turbantes Sikh

Ainda na Índia os turbantes são utilizados para proteger a cabeça do clima severo do deserto, representam sem nenhuma palavra a casta de quem o usa, o status financeiro e a religião. Dizem que no Rajasthan, maior estado indiano, a cada 12 km o dialeto e os estilos dos turbantes mudam! Uau! Os principais tipos são o Safa, uma tira de tecido de cerca de 9m de comprimento e 1m de largura, e o Pagdi, que tem cerca de 1,50m por 1m de largura.

Culturalmente por lá, tirar um turbante e colocá-lo sobre os pés de alguém é um sinal de submissão e ao trocá-lo com alguém você estará cimentando laços de irmandade. De tão importante, na cidade de Jaipur, existe o museu do turbante e muitos turistas vão até lá para comprar um original.

Os reis utilizaram no passado e os marajás também ditando a moda para a população. Hoje continua sendo usado e é item indispensável nas cerimônias de casamento sendo usado pelo noivo.

Criança indiana com turbante Padgi

Turbantes Indianos

Turbantes padgi usados em casamentos

Turbantes Safa

A gente não tinha idéia de quão longe essa história nos levaria e adoramos o passeio.

Agora que você conferiu uma parte da nossa pesquisa, te convidamos a voltar aqui no sábado e curtir a próxima parte.

 

Para saber mais sobre o turbante acesse:

 

Até já!

Fontes utilizadas: GNT, Flogão, Centro Nacional de Folclore, Yahoo, Naqsh, Terra NotíciasWikipédia

Espalhe por aí!
 
  1. amanda reis

    Aldo todo mês acontece no eldorado a feira Melanina la você encontra vários turbantes a próxima ser a no dia 02/07 no espaço saber próximo ao habib’s

  2. Edna Alves dos Santos

    Muito importante reportagem, mas é necessária a quebra de modelos deturpados sobre a moda africana.

    • WASHINGTON JOSE ALMEIDA GUEDES

      O primeiro registro no mundo que temos sobre turbante.
      Eis as vestimentas que farão: um peitoral, um colete sacerdotal, um manto, uma túnica bordada, um turbante e um cinturão. Farão vestes sagradas para teu irmão Arão e para seus filhos, a fim de que exerçam o meu sacerdócio. Êxodo 28:4,36-38. E aí, quem são os donos do turbante?

  3. Graça

    Quero receber notificações.

  4. Graça

    Adooooooro turbantes! Acho chic, elegante, bonito! Sou apaixonada? Adorei as matérias tunantes I eII. Quero comprar mais. Por sugestão do Soulnegra, comprei de um site do Rio Donna Lana. Gostei! Parabéns pela matéria. Vou aproveitar a resposta dada à Vera para tentar comprar. Mas se tiver algum site em Minas Gerais, gostaria que me indicassem. Abraços!

  5. Joelma rocha

    Adorei a materia,estou fazendo um trabalho escola sobre turbantes,isso me ajudou muito.
    Parabéns!!

  6. Adailza Dias Vieira

    Eu faço meus turbantes com lenço e tiras de tecidos que compro ou camisetas velhas
    Aaadoro.
    Quero um de presente.
    Quem sabe voces me presenteie. Bbbbjo

  7. Eu estou amando fazer turbantes , cada dia uso um modelo diferente e as pessoas estão curtindo muito.

  8. maria cristina nascimento

    gostaria de receber tudo pelo email

    • Maria Cristina,
      Cadastre seu email na barra lateral direita onde consta: Receba nossas novidades por email.
      bjo da Fran

      • ZIZI TELECIO

        SOU NEGRA DE CARAÇÃO

  9. CAROLINA MENINO

    bom dia preciso compra um tecido para fazer um lacos e nao sei o nome do tecidoe o brilhoso prata con detalhe vermelho por favor me ajuda

  10. Vera lucia dos Santos

    Quero comprar acessórios para negras, aonde devo procurar, estou em Sampa. Vera

  11. ALDODOTURBANTE O REI DA MARMORIZAÇÃO

    A/C ADOREI A PAGINA GOSTARIA DE COMPRAR ALGUNS
    TURBANTES QUE VI NESTE SAITE ME INDICA UMA LOJA AQUI NO BRASIL QUE TENHA EXATAMENTE ESTES PRODUTOS,PRECISO PARA SABADO DIA 8/10/2011
    MOTIVO CASAMENTO. OBRIGADO AGUARDO RESPOSTA

    ASS.ALDODOTURBANTE O REI DA MARMORIZAÇÃO

    • Soul Negra

      Aldo,

      Este site tem o propósito apenas de trocar informações sobre assuntos relacionados à beleza negra. Não comercializamos produtos.

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.