Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Tipos de cabelos: identifique o seu

1, 2, 3 ou 4? A, B ou C? Liso, ondulado, cacheado ou crespo? Afinal, você sabe qual é o seu tipo de cabelo? Conheça o sistema Andre Walker e identifique.

por   em Cabelos   | 03.05.2016

 

Tipos de cabelo: identifique o seu - Soul Negra

2A, 3B, 4A, 4C. Você provavelmente já deve ter se deparado com alguns desses termos por aí. Você sabe o que eles significam? Sabe como, onde e porque surgiram? Não?! Fique tranquila, esse post vai tirar todas as suas dúvidas!

Assim como nossa pele não tem um único tom (ainda que muitas marcas de maquiagem pensem o contrário), o cabelo também não apresenta uma única forma,

Para conhecer melhor os diferentes tipos cabelos e escolher o tratamento adequado para cada uma deles, o cabeleireiro norte americano Andre Walker criou um sistema de classificação onde os tipos de fios são divididos em categorias que variam de acordo com a sua textura. O sistema foi dividido em 4 categorias (lisa, ondulada, cacheada e crespa) e cada uma delas é subdividida em 3 grupos (A, B ou C). São elas:

 

Tipos de cabelo: identifique o seu - Soul Negra

Os fios tipo 1 não possuem nenhuma ondulação ou cacho, refletem mais brilho, já que oleosidade natural (produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo) consegue passar facilmente da raiz às pontas. Nessa categoria a queratina existente nos fios é distribuída de maneira uniforme.

  • Tipo 1A: são fios finos, pouco encorpados e tendem a ser os mais oleosos da categoria.
  • Tipo 1B: são fios um pouco mais grossos que os tipo 1A, um pouco mais encorpados. Também tendem a ser oleosos.
  • Tipo 1C: são os fios mais grossos da categoria, bastante encorpados e também tendem a ser oleosos.

Dica: se o seu cabelo é tipo 1, evite usar condicionador na raiz e opte por produtos mais leves na hora da finalização. O excesso de óleos e silicones podem deixar os fios pesados.

 

soul-negra-cabelos-crespos-tipo-2-ondulados

Os fios tipo 2, apesar de possuírem leves ondulações, não formam cachos. Refletem mais brilho que os cabelos cacheados (tipo 3) e menos brilho que os cabelos lisos (tipo 1). Possuem a raiz lisa e quando curtos, podem ser confundidos com os fios tipo 1. Nessa categoria a queratina existente nos fios é distribuída de maneira irregular, concentrando-se mais em uma das extremidades do que na outra.

  • Tipo 2A: são fios finos com a ondulação bem leve.
  • Tipo 2B: são mais propensos ao frizz e suas ondulações geralmente são formadas na altura das orelhas.
  • Tipo 2C: são fios mais grossos e volumosos. Possuem ondulações mais fechadas em quase todo o cumprimento (exceto a raiz).

Dica: se o seu cabelo é tipo 2, mousse ou creme de pentear bem levinho, podem deixar suas ondas ainda mais bonitas. Em alguns casos, usando o bom e velho método de amassar, é possível formar cachos mais abertos.

 

Tipos de cabelo: identifique o seu - Soul Negra

Os fios tipo 3 são aqueles que formam cachos bem definidos. Nessa categoria a queratina existente nos fios é distribuída de maneira irregular.

  • Tipo 3A: formam cachos largos e levemente soltos (tão regulares que parecem terem sido feitos com babyliss).
  • Tipo 3B: formam cachos apertados, em forma de espiral, apresentam mais volume
  • Tipo 3C: formam cachos bem apertados e definidos. São os mais volumosos da categoria.

Dica: os cabelos tipo 3 possuem, naturalmente, as pontas mais secas, já que a oleosidade natural tem mais dificuldade de percorrer todo o fio. Para evitar o aspecto ressecado e obter cachos mais definidos, use e abuse da hidratação. Se você é daquelas que adora volume, depois de finalizado e seco, use um pente garfo, um pente de dentes largos ou até mesmo os dedos para soltar a raiz.

 

Tipos de cabelo: identifique o seu - Soul Negra

Os fios tipo 4 são crespos (ou afro) e possuem cachos apertadinhos. Apesar de parecerem grossos, são os mais frágeis entre todas as categorias. São naturalmente mais secos, já que o desenho dos fios não permite que a oleosidade natural chegue às pontas, portanto use a abuse das hidratações. Nesta categoria a queratina existente nos fios é distribuída de maneira irregular.

Você já deve ter ouvido falar que cabelo tipo 4 não cresce ou que cresce muito pouco. MENTIRA! Os cabelos tipo 4 crescem sim, no entanto o fator encolhimento encurta o cumprimento do fio dando a impressão de que o cabelo é bem mais curto.

Dica: cabelo crespo ADORA creme de pentear, manteigas e óleos. Produtos que deixem esses fios hidratados e nutridos são sempre muito bem-vindos. Como essa categoria apresenta um alto nível de fator encolhimento, garfar a raiz, depois da finalização, além de adicionar volume, também devolve um pouquinho do comprimento.

  • Tipo 4A: formam cachos em formato de “S”, semelhantes ao tipo 3C, no entanto mais fechados e apertados.
  • Tipo 4B: formam cachos bem mais fechadinhos e menos definidos que o tipo 4A.
  • Tipo 4C: cachos extremamente apertados e pouco definidos intercalam com áreas quase sem definição.

Dê uma olhadinha em todas as texturas juntas, isso te ajudará a identificar o seu fio:

Tipos de cabelo: identifique o seu - Soul Negra

 

Não conseguiu identificar apenas uma textura em seu cabelo? Bem-vinda ao clube! Os meus fios são em sua maioria 4B, no entanto o lado esquerdo apresenta cachinhos mais definidos que o lado direito, os cachos da nuca são um pouco mais abertos (quase tipo 4A) e no topo da cabeça os cachinhos são bem mais secos. E não pense que para por aí, quanto mais meu cabelo cresce, mais peso adquire e mais ele surpreende ❤ Olha só!

Tipos de cabelo: identifique o seu - Soul Negra

Ah… a análise dos fios deve ser feita em seu estado natural. Processos químicos como escova progressiva, relaxamento e permanente afro, por exemplo, alteram a estrutura das madeixas. Ah, nem todas as mulheres das fotos desse post estão com cabelo natural, no entanto selecionamos as que melhor exemplificam cada textura, ok?

Esse sistema de classificação, assim como tantos outros, nos ajuda a organizar e a encontrar mais informações sobre os nossos fios, no entanto, não se prenda a ele, o mais importante é entender como o seu cabelo se comporta e o que ele precisa

Agora que você já conhece a classificação mais utilizada entre as crespas e as cacheadas, me diga: qual o seu tipo de fio?

Espalhe por aí!
 
  1. Adorei!
    Finalmente entendi essa classificação! O meu cabelo é 3C, quase 4A!
    Beijos

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.