Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Renascendo a cada dia

Como o período do Renascimento influenciou e continua influenciando a beleza!

por   em Empoderamento   | 21.06.2012

 

Oi pessoal, tudo bem ?

Vimos no post anterior que o Soul Negra está participando do concurso da Tracta. Como no vídeo foram usados produtos da linha Renascentista, resolvi mostrar como o período do Renascimento influenciou e continua influenciando a beleza!

Alguém já se questionou sobre o porquê do termo Renascimento? Algo que nasceu e depois nasceu de novo. Mas o que renasceu? Boa pergunta! Quando vemos uma pessoa muito bonita e com corpo escultural, dizemos que parece um deus ou uma deusa grega, não é verdade? No fundo, sem perceber, estamos nos remetendo à antiguidade clássica. E os primeiros a fazer isso foram os artistas renascentistas!  Pronto! É o renascimento do olhar sobre a beleza do corpo, a carne, a matéria.

Isso aconteceu porque na época, Idade Moderna, predominava a filosofia humanista, que coloca o homem no centro do universo. A partir de então, a razão, a capacidade intelectual, a dignidade e a beleza física estão em primeiro plano.

Leonardo da Vinci fez a misteriosa Mona Lisa em 1502. Depois, em 1919 Marcel Duchamp chocou o mundo com sua arte dadaísta. Olha o que ele fez com a Mona Lisa e ainda colocou o nome de L.H.O.O.Q (sigla em francês que siginifica ela tem fogo no rabo, rs).

 

monalisa

 

Depois que o Duchamp adaptou a Mona Lisa, muitos se empolgaram e fizeram as suas versões, tem até uma black power! A coisa não tem fim, é um verdadeiro renascimento do Renascimento!

 

monalisas

 

Também não foi diferente com a Deusa grega Vênus de Milo, feita em mármore por volta do ano 200 antes de Cristo, em plena antiguidade. É a Afrodite, deusa da beleza e do amor!

 

Vênus de Milo

 

Muitos artistas recriaram a Vênus. Sandro Boticelli, pintor renascentista, fez a sua versão da deusa em 1482. É a linda obra O Nascimento de Vênus, bastante usada na propaganda do sabonete Vinólia, lembram?

 

O Nascimento de Vênus

Quando estamos na frente do espelho nos maquiando e nos penteando para ficarmos mais belas, temos uma sensação de renovação, não é mesmo? Sai aquela cara “nada” e vem um ar mais poderoso, diva! Continuemos! Que a cada dia possamos renascer e nos mostrar como verdadeiras deusas gregas!

Até mais,

Poli

Espalhe por aí!
 
  1. Pedro Henrique Vieira

    Poli, inventando moda!! faltou vc colocar o deus baiano…uhauhauhuha…se acha!! bjss

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.