Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

O que é Cronograma Capilar?

Cronograma Capilar = Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Deixe os cabelos crespos e cacheados mais bonitos e saudáveis mudando a rotina de cuidados.

por   em Cabelos   | 20.02.2014

 

Cronograma Capilar - Do que seu cabelo precisa?

Todas nós queremos ter um cabelo lindo e para isso compramos os cremes mais poderosos, fazemos as receitinhas mais milagrosas e investimos grande parte do nosso precioso tempo em cuidar das madeixas. O problema é quando parece que nada disso é suficiente e o cabelo não sai da mesma.

Aí você lembra do shampoo anti-resíduos e… nada. Usa o produto do momento e… nada. Nessa hora a melhor coisa a fazer é sentar e ouvir o que o cabelo quer. Sim, o cabelo sempre fala o que precisa, basta saber ouvir. Muitas vezes ele precisa que você altere a rotina de cuidados e é aí que entra o tão famoso Cronograma Capilar. Você já ouviu falar desse método? Conhece suas etapas? Sabe pra quê serve? Que tal conhecer?

O cronograma capilar consiste em um ciclo organizado de cuidados com o cabelo. Nele você observa o que o cabelo quer e dá exatamente aquilo que ele precisa, utilizando produtos específicos para cada necessidade (shampoo, condicionador, máscara e leave-in). Em geral, esse ciclo demora um mês para se completar, mas isso pode variar, já que cada um tem uma rotina e um tipo de cabelo.

O cronograma tem como funções recuperar os fios e mantê-los saudáveis e todos os seus benefícios podem ser adquiridos ao longo de 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

  1. A fase da hidratação é responsável pela reposição hídrica dos fios. Cabelos ressecados pedem hidratação. Essa talvez seja a fase mais importante do cronograma já que tem a função de deixar os fios macios e prepará-los para as demais etapas. Uma dica: use e abuse das hidratações. Os produtos hidratantes são feitos à base de vitaminas, aloe vera, pantenol e glicerina e são bem fáceis de encontrar.
  2. A fase da nutrição é responsável pela reposição lipídica dos fios, ou seja, nessa fase nós alimentamos os cabelos devolvendo a eles os nutrientes perdidos. Cabelos com muito frizz e sem definição pedem nutrição. Os produtos nutritivos são feitos à base de óleos e manteigas vegetais.
  3. A fase da reconstrução é responsável pela reposição proteica dos fios. Cabelos porosos, fracos, elásticos ou quebradiços pedem reconstrução. Essa é uma fase reparadora e deve passar pelo seu ciclo no máximo duas vezes (caso o seu cabelo esteja muito danificado), já que o excesso de proteínas pode quebrar os fios. Uma dica: quem tem química no cabelo não deve pular essa fase. Os produtos reconstrutores são feitas à base de queratina.

Como cada um de nós tem um tipo de cabelo e cada cabelo possui as suas necessidades, cada um terá um cronograma capilar diferente. A melhor (e talvez a única) maneira de descobrir o cronograma ideal para o seu cabelo é: observando e testando. Paciência e dedicação são as palavras de ordem no cronograma.

Quem ficou com dúvidas e não sabe por onde começar, pode se inspirar em uma das tabelinhas abaixo, mas não esqueça, isso é só uma sugestão, você precisa ouvir o que o seu cabelo diz.

Exemplo de cronograma capilar para quem costuma lavar os cabelos três vezes na semana:

    • Semana 1: hidratação, hidratação, nutrição
    • Semana 2: hidratação, hidratação, nutrição
    • Semana 3: hidratação, hidratação, nutrição
    • Semana 4: hidratação, hidratação, reconstrução

Exemplo de cronograma capilar para quem costuma lavar os cabelos duas vezes na semana:

    • Semana 1: hidratação, hidratação
    • Semana 2: nutrição, hidratação
    • Semana 3: nutrição, hidratação
    • Semana 4: hidratação, reconstrução

Exemplo de cronograma capilar para quem costuma lavar os cabelos uma vez na semana:

    • Semana 1: hidratação
    • Semana 2: hidratação
    • Semana 3: nutrição
    • Semana 4: reconstrução

Se você já fez (ou faz) o cronograma capilar, divida sua experiência conosco. Se você ainda não fez, tente e volte aqui para nos contar o que achou.

Ah…. fique de olho no blog porque em breve teremos um post específico para a Hidratação, a Nutrição e a Reconstrução.

 

Para saber mais sobre o cronograma capilar acesse:

 

Beijinhos e até já!

Espalhe por aí!
 
  1. Seviana Cristina

    Copiei o cronograma, vou aplicar! Meu cabelo está quebrar e tem muita caspa.

  2. Luiz Flavio

    Cadastro

    • Beatriz Oliveira

      E-mail cadastrado Luiz 😉

  3. Sil

    Gente, comecei a fazer o cronograma capilar tem um mês. Está sendo ótimo. Contudo, percebi que meu cabelo fica incrível quando faço a nutrição ( umectação com óleos). Os cachos ficam disciplinados e sem friz, sem falar que duram mais até a próxima lavagem (48h). Estou pensando seriamente em mudar meu cronograma: Nut/Nut/Hid. E aí? Alguém na mesma situação ou estou ficando senil?

    • Beatriz Oliveira

      Olá Sil, tudo bem?
      O cronograma capilar ideal é aquele que melhor funciona no seu cabelo.
      Demos aqui uma dicas sobre como montar a melhor tabela porém quem decide isso é o seu cabelo. O ideal é que você esteja sempre atenta a qual etapa ele mais gosta e/ou precisa, porque isso também varia com o tempo.
      Se precisar de ajuda é só nos chamar!
      Beijos

  4. Katia

    O que vc acha da Máscara da Lolla Morte Súbita?

    • Claudia

      Simplesmente adoravel..eu uso e efeito nos meus cabelo e tudo de bom

  5. Jeane Brito

    Eu já tinha lido sobre o cronograma capilar nesse site, mas só adquiri a máscara be shampoo da linha Absolut repair. Agora farei passo a passo o cronograma capilar. Eu li em outros sites que a nutrição pode ser feita a umectação a basebde óleos vegetais 100%.

  6. erika

    oal

  7. Carla

    Vou fazer nos meus cabelos,tinha muitas dúvidas quanto ao cronograma , agora entendi!

  8. Bianca

    Olá pessoal, acabei de descobrir esse site e estou amando os posts… São bastante esclarecedores. Eu utilizo o óleo de buriti para nutrição do meu cabelo que é crespo, quimicamente tratado e estava muito, muito quebradiço. Tenho tido ótimos resultados. Agora conheci outros produtinhos que vou testar tb.

  9. Lory Vaz

    Olá
    Comecei a companhar seu blog a pouco tempo e estou amando.
    Vagava por diversos site na internet a procura de um blog que sanasse as minhas duvidas e me desse dicas de produtos e maquiagem.
    Deixei de usar química a 8 messes e não sei como cuidar do meu cabelo natural.Todos dia entro uma vez para vê as novidades e ler as matérias mais antigas. Estou aprendendo muito e amando.
    Lory

  10. faby

    Meu cabelo era grande e castanho claro sou bem branca todos me insentivavam a fazer luzes ou descolorir foi quando fiz essa loucura meu cabelo fico emborrachado muito elastico…que ate homens e crianças persebiam e me diziam que meu cabelo parecia uma palha….eu fiquei desesperada oq me salvo foi uma mascara de reconstruçao da linha nathydras MsA de alho…eu fazia tres veses na semana e de 15 em 15 fazia umectaçao com azeite de oliva ..hoje nao esta mais emborrachado nem elastico mas esta bem seco comecei agora a fazer o cronograma e meu canbelo esta respondendo muito bem eu comprei uma mascara de hidrataçao q valeu 8 reais uma de nutriçao q valei 5 e a minha mascara de reconstrução ainda é a MsA de alho que valeu 22….e ainda continuo fazendo umectaçao com azeite de oliva….beijos….

  11. eva tassya

    Tinha receio de fazer tratamentos com oleos, porque pra mim eles alteravam a textura dos meus cachos, mas provavelmente tava usando da maneira errada…
    Uma amiga me indicou e ensinou o cronograma capilar, e meus cachinhos estao ficamdo cada vez mais lindos!!!
    Faço hidrataçoes caseiras com bepantol e as vezes monovin, e com aquelas ampolas de tratamento de 1 min..
    Nutriçoes com azeite, oleo de coco, ricino…
    Reconstruçao so fiz uma ate agora, fiz com queratina liquida da gold…
    E sem duvida sinto a diferença!!!
    Esse cronograma é uma bençao! Kkkkkkkk :)
    E esse site é otimo, amei! ^^

  12. Nossa , meu cabelo crespo e lindo teve um corte químico em um relaxamento que deu errado … Comecei , com o cronograma capilar corretamente e UAU ! Meu cabelo esta muito bom apenas apos duas semanas , meu cachos estao melhorando demais ! Vou continuar … sempre ! Obrigada !

  13. Erika

    Olá gente!
    Adorei esse post e os que seguem também!
    Finalmente alguém que esclareça melhor como devem ser feitos tratamentos para nossas madeixas. Eu uso um com óleo de argan que traz um resultado incrível pro meu cabelo, achei que fosse para hidratação, mas agora descobri que eles são da parte de nutrição. Quando a situação financeira melhorar começarei o tratamento rs antes que eles parem de fazer efeito. Obg =*

    • Beatriz Oliveira

      Que bom que gostou Erika! Se fizer o cronograma, volte aqui e nos conte o que achou do resultado.
      Beijinhos

  14. Sabrina Matos

    Amei esse post! tenho muitos altos e baixos de amor e ódio com meus crespos cachos. vou seguir as dicas e depois conto como foi.

    Obrigada meninas!

    • Beatriz Oliveira

      Fique tranquila Sabrina, todas nós temos, rs. Depois nos conte o que achou do resultado.
      Beijinhos

  15. Claire

    Hello!

    I’ve one special question, do you know who’s the woman on the photo? Or where does the photo come from?
    Thanks a lot.

    Claire

    • Tássia

      I don’t know where the photo came from, But I used to have a pic of mine exactly iqual.

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.