Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Estrias em Pele Negra, como tratar?

A pele negra é mais propensa a ter estrias do que os outros tons de pele, certo? Errado, entenda o que são as estrias e descubra como tratá-las.

por   em Corpo   | 12.06.2012

 

Eu cansei de ouvir e repetir que a pele negra é mais propensa a ter estrias do que os outros tons de pele e hoje, esclarecida, estou aqui para dizer que isso É MITO!

As estrias são decorrentes do processo de estiramento da pele e comuns durante a adolescência, gravidez, atividades esportivas de impacto, efeito sanfona, obesidade. Além disso também podem decorrer de uso prolongado de medicamentos a base de corticoesteróides e alterações hormonais.

Homens e mulheres podem adquiri-las independente da cor da pele, basta que sejam expostos aos fatores acima ou tenham predisposição genética para isso.

Entenda um pouco mais sobre elas:

estrias_o que_sao

 

Onde as fibras da pele se romperam não existe mais produção de melanina (substância que dá cor a pele)  e a área lesada fica com cor diferente das demais áreas do corpo.

Na pele negra não é diferente mas as estrias são mais visíveis dada a grande diferença de tonalidade entre as áreas afetadas. Elas podem ser mais claras e em alguns casos mais escuras que o tom da pele sadia.

Daí a impressão de que a pele negra é mais propensa a ter estrias quando na verdade, elas só aparecem mais.

Estria tem cura?

Podemos dizer que até o encerramento desse post e de acordo com nossas pesquisas em sites de dermatologia, o que existem são tratamentos que podem diminuir a área afetada e melhoram a aparência da pele, mas a lesão não é eliminada.

Prevenção

Prevenir é melhor do que remediar, diz o dito popular e se tratando de estrias essa máxima é verdadeira.

A melhor maneira de prevenir o aparecimento das estrias é manter a pele hidratada

Além, é claro, da famosa dupla  hábitos saudáveis de alimentação e estilo de vida.

Tratamentos

Antes de iniciar, vale dizer que você deve procurar um dermatologista antes de realizar qualquer tratamento e discutir com ele o que é recomendável para você e assim evitar problemas como quelóidesmanchas e também economizar seu suado dinheirinho, ok?

Além disso, os tratamentos são mais eficazes nas estrias avermelhadas (mais recentes), portanto quanto antes iniciá-los, melhor.

black woman

  • Laser fracionado + subcisão

O laser fracionado promove microperfurações na pele, destruindo e aquecendo as fibras de sustentação com o intuito de melhorar a textura e alisar a pele.
Em cerca de 15 dias os hematomas desaparecem e é feita a subcisão (um método cirúrgico ambulatorial). Uma agulha corta e descola a profunda camada da pele, chamada de derme, machucando-a. Dessa maneira a produção de colágeno é estimulada e recupera parcialmente a estria, reduzindo a largura e profundidade da mesma.

  • Radiofrequência

Ondas disparadas pelo equipamento atingem e aquecem a camada mais profunda da pele, contraindo e aumentando o colágeno, reorganizando os tecidos de sustentação. Isso aproxima as bordas das estrias e as reduz dependendo do caso e tempo de sessões, em até 60%.

 

  • Laser fracionado

Feixes de luz são direcionados para a estria e penetram a pouco mais de 1 milímetro de profundidade na pele. A energia do laser estimula a produção de colágeno e elastina, preservando muitas células e acelerando o processo de cicatrização. De acordo com dermatologistas, com uma sessão as linhas melhoram 30% e no final do tratamento a melhora é de 80%.

 

  •  Peeling de cobre + Intradermoterapia

O peeling provoca uma microesfoliação e estimula a produção de colágeno e elastina e o cobre reage com uma enzima da pele responsável pela produção de melanina fazendo a estria voltar a ter a mesma tonalidade do restante do corpo. Depois, um mix de substâncias para reconstituir e devolver a elasticidade, firmeza e hidratação da pele é injetado. Após cinco sessões a melhora das estrias varia entre 70% e 80%.

 

  • Carboxiterapia

Um equipamento injeta gás carbônico no tecido subcutâneo para dilatar os vasos sanguíneos e estimular a formação de colágeno, preenchendo as estrias de dentro para fora. O resultado aparece a partir do segundo mês de tratamento e a melhora das estrias pode chegar a 50%.

 

  • Infravermelho + Ácido retinoico

Um aparelho com ponteira de cristal dispara raios infravermelhos que aquecem as camadas mais profundas da pele provocando a sua retração e produzindo mais células formadoras do colágeno e da elastina. Depois de 30 minutos o ácido retinoico é aplicado para estimular o aumento das fibras de sustentação da pele. Após os primeiros meses de tratamento o aspecto das linhas melhora entre 40% e 80% dependendo da largura da estria.

 

  • Luz intensa pulsada + Ácido retinoico

Aplicação da luz intensa pulsada, que promove a regeneração das estruturas da pele, além de tratar os vasos dilatados que dão a aparência avermelhada a estria. Após é aplicado o peeling de ácido retinoico, que otimiza a ação da luz. O resultado esperado são estrias mais uniformes e finas entre 30% e 80%.

 

  • Peeling de cristal + Ácido retinoico

O peeling de cristal libera jatos de pó de óxido de alumínio para esfoliar e facilitar a penetração do ácido retinoico que descama a pele e estimula a produção de colágeno. No final do tratamento há uma melhora de até 40% na textura das estrias, que também ficam mais claras.

 

  • Vitamina C + Luz intensa pulsada

A vitamina C a 22% é injetada com uma agulha fina na camada superficial da pele agindo nos vasos que dão a coloração avermelhada às estrias e estimula a aproximação das bordas. Em seguida, a luz intensa pulsada dispara uma energia que promove a contração da derme auxiliando o afinamento das linhas. A partir da quarta sessão os resultados começam a aparecer e no final do tratamento elas ficam até 60% mais claras e finas.

 

Todos os tratamentos e resultados foram extraídos de depoimentos de dermatologistas. Nós ainda não realizamos nenhum. E você já testou algum? Mande sua opinião para a gente.

Inté +,

ATENÇÃO: As informações publicadas são resultado de pesquisa feita pelo Soul Negra e não substituem o acompanhamento médico.

 

Créditos: capa Beauty Heaven, esquema estrias G1, foto mulher negra Sweet Potato Pie, tratamentos e informações Boa Forma , Dermatologia Pele Negra , Natura , Dermatologia.net ,Boa saúde,Toque Feminino e Portais da Moda

Espalhe por aí!
 
  1. Isabella

    Eu estava pensando em fazer maquiagem definitiva para estrias. Cobre praticamente 90% pelo oq vi, só que precisa de retoque periodicamente. Dizem que só é ruim pq se a pessoa tomar sol e mudar de cor, da para ver a diferença de cores, mas como é na bunda e eu não sou de ir em praia ou clube para tomar sol achei uma boa opção.

  2. Danny Andrade

    Meninas queria saber se vcs participam de algum grupoo no whatsapp, maas um grupo so de meninas que discutem sobree probleminhas femininoos kkkk se siim entrem em contato comigo porfavor DaniellyAndrade222@gmail.com prefiroo não passar meu número aquii :) des de ja obrigadaa

  3. queria saber se pingmentação se faz em pele negra. Pq quero fazer?

    • Francine Moura

      Oi, Tamires,
      Sabemos de um serviço de micropigmentação para atenuar as estrias oferecido pela empresa Lu Make Up, mas nunca testamos. Você pode entrar em contato com eles e solicitar maiores informações. http://www.lumakeup.com.br Fone: 41 3373-0440.
      Boa sorte!

  4. Tamires

    Me chamo Tamires moro no rio de janeiro tenho esyrias escuras sou morena e vou fazer carbox. Agitara mais barato e queria muito mostra o resultado pra vcs aprende fazer im peeling que melhorou a aparência com. Germe de trigo fuba e aveia e água mistura uma quantidade e esfolia o local com bucha vegetal e depois lava e aplica Rosa mosqueta é um. Óleo vende no mundo verde Lava e coloca mel e plástico. Filme. Malhora muito

    • Francine Moura

      Obrigada pela dica! Experimentaremos!

  5. Débora

    Tenho BASTANTE estria nas dua nadegas todas,meu seio a parte superior com estria nos dois,do dois lados do quadril,nas coxas,atras do joelho ja invadindo a batata da perna e do lado do braco direito. Todas sao brancas e eu sou mulata um poco escura.tenho 14 anos me sinto mt mal,as meninas sao todas bonitas e eu aqui com corpo de zebra.

    • Jeanne

      Também estou assim, aos 16 começou a aparecer, hj tenho 18, e parece que toda vez quando olho tem mais, tenho a pele clara e são todas bem escuras 😭 Não uso shorts nem vestidos, tenho na coxa e na batata da perna, e agora está parecendo no quadril, e sou bem magra, só não queria ter isso.

      • Jeanne
        Vale a pena ir a uma dermatologista. É comum na sua idade, mas alguns cuidados podem ajudar a diminuir ou minimizar essa situação.
        Por enquanto, nossa sugestão é que se mantenha hidratada, muita água e creme hidratante.
        Não fique triste, concentre-se em se cuidar e driblar o que não curte muito no seu corpo valorizando outra parte dele que você goste.

    • Débora, conforme disse para a Jeanne, vale a pena ir a uma dermatologista. Alguns cuidados podem ajudar a diminuir ou minimizar essa situação.
      Por enquanto, nossa sugestão é que se mantenha hidratada, muita água e creme hidratante.
      E se olhar direito, essas meninas que citou, devem ter algo que você mesma não acha tão bonito e sabe porquê? Ninguém é perfeito!
      Concentre-se em se cuidar e driblar o que não curte muito no seu corpo valorizando outra parte dele que você goste.

    • maria

      Tenho muitas estrias na bunda e são brancas e agr esta aparecendo nas coxas e tipo eu fico muito constrangida pq eu tenho 14 anos e todas minhas amigas são lindas e n tem nem uma estria .. Sla eu fico muito triste

      • Beatriz Oliveira

        Oie Débora, tudo bem?
        Imagino o que você está sentindo, assim como você, aos 11 anos surgiram estrias no meu bumbum e, no começo, eu também ficava envergonhada. Tente conversar com um dermatologista, um profissional é o mais indicado para esses casos, ainda mais você sendo tão novinha.
        Se me permite te dar uma dica, esqueça as estrias e olhe-se no espelho. Eu tenho certeza de que você é bonita demais pra se preocupar com algumas estrias que teimam em aparecer. Eu fiz isso e comigo funcionou. Tenho as minhas até hoje e não to nem aí pra elas rsrsrs.
        Beijos

  6. wellington

    estrias

  7. lilian

    estrias

  8. Tatiane

    Eu fiquei tão feliz em saber que tinha como camuflar com micropigmentação, depois fiquei tão frustrada quando descobrir que ñ faz em pele negra. O pior que esses tratamentos são caríssimos e nem sempre traz o resultado esperado. Snifff

  9. Fabio Estebam

    Muito legal!!! Gostei das DICAS e por eliminar o mito.

  10. Josiane

    Achei o post das estrias o/!
    Isso foi um serviço de utilidade pública! rs.
    Valeu!!!
    Beijinhos!

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.