Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Dica de verão: cabelo crespo e praia

Verão, praia, sol, vento, areia. Aprenda dicas simples para curtir o verão cuidando de seus cabelos crespos e cacheados deixando-os livres do ressecamento.

por   em Cabelos   | 21.12.2014

 

crespos e praiaNessa época do ano muita gente vai para a praia, seja para passar férias, descansar no recesso do fim de ano ou uma escapadinha em um fim de semana, não é mesmo? Sol, vento, areia, mar… E os nossos lindos cabelos crespos? Como ficam nessa história?

Como sabemos, nossos fios já têm uma tendência natural ao ressecamento e, se não tomarmos cuidados triplicados na praia, o estrago pode ser grande! Claro que ninguém vai deixar de ir à praia e mergulhar no mar por causa do cabelo! Então, aqui vão dicas simples e preciosas para manter a beleza dos nossos crespos.

Proteção solar

Os raios solares envelhecem e ressecam não só a nossa pele, mas também o cabelo. Na praia, é comum ficarmos muito tempo expostas ao ar livre. Então, diretamente ao sol ou na sombrinha da barraca, é essencial o uso de creme de pentear com filtro solar!

Antes mesmo de sair de casa ou do hotel, umedeça bem os fios com um borrifador e passe bastante leave-in, sem economizar, rs! Ah, leve o creme na bolsa, pode ser em um frasquinho menor para depois do mergulho gostoso no mar. Assim: quando sair do mar, se possível tome uma chuveirada (tem chuveiro em muitas praias) ou molhe o cabelo com água mineral (vale levar uma garrafinha na bolsa para isso), para tirar o excesso de sal. Em seguida, reaplique com gosto o leave-in com filtro solar. Sabe aqueles potões de 1 litro? Quando estou na praia acabo fácil com um daqueles em uma semana.

Se você tiver cabelo comprido, vale manter um coque enquanto toma sol ou durante a caminhada para proteger os fios do sol, do vento e da areia.

Chapéus e bonés são muuuuuito bem vindos para minimizar os efeitos nocivos dos raios solares. Há uma infinidade de estilos, cores e tamanhos. Escolha um bem charmoso e arrase na praia!

Lavando os cabelos

Voltou para a casa/hotel, hora do banho e de lavar os cabelos. Dificilmente nós, crespas, lavamos o cabelo todos os dias, pois o excesso de xampu resseca o cabelo. Mas nessa época não tem jeito. Se a praia for diária, a lavagem também será.

Nada de xampu anti-resíduos! Deixe para usá-lo quando acabar o período na praia e a rotina normal voltar. Escolha um xampu bem hidratante, sem sal, sem efeito detergente. Isso é essencial para o cabelo aguentar o tranco da praia todos os dias.

Se o tempo estiver curto (família esperando para o almoço, passeio marcado com amigos, encontro com o gato…), capriche no condicionador, massageando bem o couro cabeludo e desembaraçando os fios com os dedos.

Se der, vale a pena investir um tempinho na próxima etapa, a hidratação.

Hidratação

A verdade é: o sal desidrata sem dó nem piedade. Mesmo que você não entre no mar, só a maresia já resseca o cabelo. Resseca mesmo! Então, o ideal é aplicar máscara de hidratação todos os dias! Nem que sejam 5 minutinhos. Se você segue o cronograma capilar, sugiro nessa época diminuir as sessões de nutrição e reconstrução para reforçar a hidratação. Use e abuse de cremes à base de glicerina, pantenol, aloe vera, tutano e colágeno.

Na finalização, se estiver dia, leave-in com filtro solar. Se estiver noite, pode ser um outro da sua preferência, com agentes hidratantes.

Umectação

Antes de dormir, passe um pouco de óleo no cabelo, pelo menos nas pontas. Como aqui a guerra é contra o ressecamento, o óleo evita que o cabelo perca água e ajuda a manter a pouca oleosidade natural.

Na manhã seguinte, é só borrifar com a água, aplicar o creme de pentear e partir para mais um dia feliz de praia!

 

imagem: naturallycomplete

Espalhe por aí!
 
  1. Olá,

    Poucas mulheres prestam atenção a este quesito e por causa disso as madeixas não ficam divina.

  2. SITE MARAVILHOSO,TO APAIXONADA. PARABENS!

  3. juliana

    Boa noite!
    Vc conhece algum leave in que tenha o mesmo efeito que o Creme Mariana?
    Pode ser mais caro não tem problema, gostaria de um substituto para ele.
    Sei que o post não é sobre isso mas achei que se comentasse no post certo por ele ser muito antigo não teria resposta.

    • Francine Moura

      Oi, Juliana,
      Achamos que o creme de pentear Kanechom, pelo custo benefício, poderia substituir.
      Vemos todos os comentários, mesmo nos posts antigos, ok?
      bjo

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.