Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Depilação a laser em pele negra, pode ou não pode?

A depilação a laser é cada vez mais famosa e ofertas não param de aparecer. Mas, e aí? Quem tem a pele negra pode fazer depilação a laser?

por   em Corpo   | 27.10.2011

 

A depilação a laser é cada vez mais famosa, e você deve ter visto várias ofertas desse tipo de serviço ultimamente, principalmente nos clubes de compras. Mas, e aí? Quem tem a pele negra pode fazer depilação a laser?

Depilação Pele Negra

É certo que cada tipo de pele requer seus cuidados e isso também se aplica aos tons de pele. Os produtos e tratamentos geralmente não podem ser aplicados em peles claras e escuras da mesma forma.

A quantidade de melanina presente na pele é um dos principais fatores que determinam a especificidade dos produtos e tratamentos. A melanina é uma proteína presente em nosso organismo que confere pigmentação à pele e aos cabelos e é responsável também pela proteção da pele contra os raios ultravioletas.

A pele negra é mais pigmentada, logo contém mais melanina e durante o uso de um tratamento agressivo a tendência da pele é produzir ainda mais pigmento para aquela região (como se a pele precisasse de mais proteção) e daí surge a hiperpigmentação, ou melhor, as manchas.

Na depilação a laser o pelo é atraído pela melanina presente nos fios, alguns aparelhos não conseguiam distinguir a melanina presente nos pelos da melanina presente na pele, assim o resultado da depilação não era bom e além disso surgiam as manchas.

Mas, atualmente existem aparelhos mais modernos que conseguem fazer essa distinção. Nas nossas pesquisas encontramos dois:

Laser Diodo: é feito de diodo e possui uma ponteira quadrada que concentra uma maior quantidade de energia, capaz de distinguir a melanina da pele e a do pelo, evitando queimaduras e manchas.

Laser de luz pulsada: tem o comprimento de luz especificada para reduzir os pelos. Considerado menos agressivo, pode ser utilizado na pele negra e em todo tipo de coloração de pelo. Entretanto a técnica de luz pulsada é mais demorada e pode necessitar de duas ou três sessões a mais.

Afinal, depilação em pele negra pode ou não pode?  A resposta é PODE, desde que feita por um especialista que recomende o aparelho adequado para seu tom e sua pele. Seja amiga da sua pele, cuide bem dela.

 

Depilação Pele Negra

 

Fez e gostou? Comente!

 

Imagens: 1) http://suapele.terra.com.br/, 2) extraexplica_oglobo

Fontes pesquisadas: http://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/melanina.htm, http://dermatologiapelenegra.blogspot.com/, http://custom.yahoo.com/depilacao, http://www.oficinadamoda.com.br, google.com.br

 

Espalhe por aí!
 
  1. Ruth

    Olá.
    Hoje fui em uma clínica Espacolaser.A especialista disse que minha pele e a pele do meu noivo não pode ser usado o método Alexandrita.
    Pesquisei sobre e verifiquei que usando a potencia mínima pode ser usado em nossa pele morrena.
    No caso eu não teria que ter sido submetida ao teste?

    • fabiana santos

      Ruth.
      Sou morena (pele da cor da Mariana Rios).
      Fiz várias sessões no Alexandrite e nenhum pelo caiu.
      Não perca seu tempo e dinheiro nesse laser.

  2. Karina

    Boa noite,estou fiz a primeira sessao nas partes intimas com laser vectus,aplicam uma potência muito baixa não senti nada, sou morena e tenho a parte intima escura por este motivo o aparelho calculou 99 de melanina ,a potência não poderia ser muito alta pra não correr o risco de queimar , gostaria de saber se obterei resultados satisfatórios realizando todas minhas sessões em potência baixa?? A potencia influência nos resultados? Grata

  3. Bruna

    Boa noite! Tenho dermatose papulosa nigra e gostaria de fazer a luz pulsada para retirar alguns pelos do rosto! Tem algum problema?

  4. Rita

    Adorei saber sobre laser de luz pulsada! Obrigada

  5. Matheus

    Olá, gostaria de saber onde posso adquirir um equipamento portatil para depilação em pela negra?

    Aguardo reaposta.

    • simone lins

      eu tb gostaria de saber

      • Beatriz Oliveira

        Olá Simone, tudo bem?
        Dei uma pesquisada na internet e vi que lojas como Americanas, Walmart, Shoptime, Época Cosméticos e Submarino vendem esse tipo de produto. Não sei bem como funciona, mas acho que vale uma visita a essas lojas para obter mais informações.
        Beijos

  6. Nicole

    Olasou negra e tenho cabelos encravados em excesso e a virilha completamente escura a ponto de não usar nem biquíni mais.. Estou desesperada qual tipo de procedimento posso fazer? Existe uma empresa de confiança em BH que possa me indicar? Estou deesperada tenho alergia a lâmina, crê depilatórios tudo e meus pelos são grossos.. Aguardo retorno

    • caroliana

      sabes o q usas para acabar com osso tudo? vai a farmácia e compra acnatac gel e creme rilastil.aplicas todo santo dia, porém só a noite (em dias alternadas) em 1 ou menos de 1 mês vês uma diferença incrível. eu japassei por isso.agr tenho virilha clara e sem nenhum pelo encravado…vais adorar. dá 30€ no total

  7. Lais

    Olá, me chamo Lais, sou negra, gostaria de saber se a utilizaçao de luz pulsada (depilaçao) agride minha pele? estou querendo fazer porém tenho folicolite, é indicado?

  8. jennifer

    Olá, fiz depilação com luz pulsada e minha pele estava bronzeada.
    Não tive bons resultados, pois minha pele queimou e ficou toda manchada..Agora as manchas estão brancas…
    Essas manchas saem?? O que é recomendado passar para clarear?

  9. Poliana Moura

    Oi Ludocia! A cera não pode estar muito quente, pois pode escurecer a pele, ok? Se você estiver em São Paulo, indico o Instituto Vanessa. Lá é com cera quente na medida. Tem vários endereços http://www.depilacaovanessa.com.br

  10. Oi……sou negra gostaria de saber se posso uasr a cera quente sem ter problema com a minha pele? E se podem me ajudar a encontrar uma boa clinica ou um bom instituto para que possa me depilar com segurança!
    obrigada!

  11. Ariane

    Ola ..
    Site muitoo bom, mas eu gostaria de saber aonde posso encontrar com um preço bom as depilaçoes a laser SOPRANO XL next generation , laser pulsada intensa , que eu posso fazer com segurança.
    Obrigada!

    • Poliana Moura

      Olá Ariane,
      Faço depilação com luz pulsada na Não Mais Pelo e estou gostando do resultado. Tem em várias cidades!
      Até mais!

  12. Jailton Moraes

    Bom dia senhores !

    Sou negro e ontem (17/05/13)fiz uso do equipamento GentleYag na região da barba e bigode; Gostaria de saber se o equipamento utilizado em mim foi o correto?

    Desde já agadeço.

  13. LUANA

    Estou com duvidas pois começei a fazer depilação de luz pulsada REJUVENE, na primeira seção senti como se minha pele estivesse sendo queimada e agora esta cicatrizando como se fosse uma queimadura e minha pela esta escura. Fui informada que e normal pois foi a primeira seção e como minha pele e negra o laser não sabe indentificar o q é pele o que é pelo. Gostaria de sabe se realmente é assim e se esse tipo de laser e o mais indicado para o meu tom de pele? Por Favor me respondam o quanto antes pois estou preocupada.

    • Luana,
      Isso não é normal não!
      Luz pulsada realmente é o método mais adequado para a pele negra.
      Porém, a potência deve ser baixa, de acordo com o tom da pele. Se
      queimou, talvez tenha sido usada uma potência para pele clara.
      Provavelmente você não fez o teste antes. O teste é fundamental! São dois ou três pulsos na região e aguarda-se uns 10/15 dias para ver se causa mancha e se o pelo vai cair.
      Boa sorte!

  14. glorinha viana da silva

    eu fiz ja depilação e ficou manchada eu gostaria de saber quantos esta saindo as sessaõ da depilação. para tira as mancha tbm

  15. Izabella

    Olá, estou fazendo depilição a luz pulsada e a funcionária da clinica disse que está usando a potencia 40 em mim que sou morena média(em brancos usam 48). Achei pouca potencia visto que meu tratamento pode ser mais demorado e a luz pulsada menos agressiva. Posso aumentar a potencia? qual seria a mais indicada?
    Obrigada aguardo resposta! =)

    • Izabella, se você aumentar a potência, o tratamento vai ser mais rápido sim, mas corre o risco de ter manchas não disfarçáveis durante meses! É melhor fazer devagar, sem riscos. Não tem como indicarmos uma potência ideal pois só o profissional pode fazer isso, vendo ao vivo o tom da pele. Na verdade, o ideal é o profissional fazer um teste antes de começar o tratamento com uns dois ou três pulsos de luz na região a ser depilada e esperar pelo menos 10 dias (para ver se causa mancha e se os pelos vão cair mesmo) antes de fazer o tratamento definitivo.
      Boa sorte!

  16. maria aparecida gomes

    Sou negra, já fiz depilação com o aprelho soprano e não tivebom resultado. Agora estou com pêlos brancos no queixo que me fazem ir a depiladora toda semana e com isso a pele ficar com folicolite. Gostaria de saber se vocês tem algum aparelho que seja compatível com a minha pele e tipo de pêlos. Desde já agradeço.
    Maria Aparecida

  17. Dara

    Oi!
    Tenho muito pelo e onde eu moro só encontrei esse tipo de laser ai: Soprano XL Next Generation.
    Sou negra, posso fazer as seções com esse tipo de laser?
    Aguardo ansiosa a resposta. Pois essa é uma dúvida que me persegue a muito tempo e eu pareço um homem com tanto pelo.
    Obrigada.

    • Olá Dara,

      O que você precisa observar é o tipo de laser e como ele funciona. A tecnologia diodo e luz pulsada são as recomendadas para pele negra.
      Os aparelhos lasers podem ter nomes comerciais diferentes de acordo com seus fabricantes mesmo que tenham tecnologia iguais.
      Fizemos uma pesquisa e o laser que você mencionou (Soprano XL Next Generation) é um dos mais modernos com tecnologia diodo, portanto você pode estar a um passo de resolver seus “problemas cabeludos”.
      Antes de ir fundo com a ideia, recomendamos que se consulte com um dermatologista para ter certeza de que essa é uma opção para você, ok?

      Um abraço,

  18. pamela

    Ola, Minha questão é a mesma que a da Ayodele, se diodo e NDYAG são a mesma coisa, e caso negativo se NDYAG tambem eh indicado a pele negrã??

    • Pamela,
      Respondemos a essa questão junto com o comentário da Ayodele (abaixo).
      Abraços!

  19. Lidi

    Ola pessoal!
    Primeiro quero parabeniza-los pelo site.
    Gostaria de ver aqui um post sobre a melhor forma de depilação para pele negra e como se livrar das manchas que elas causam.
    Vou aguardar ansiosa
    Obrigado!

    • Obrigada pela visita e volte sempre! As sugestões já estão anotadas!

  20. Ayodele

    O laser Diodo é o mesmo que o NDYAG??! Tenho visto que este também [é indicado para peles negras, isso procede?

    • Olá Ayodele e Pamela,

      O laser ND:YAG é um laser de luz intensa pulsada (vejam no post como funciona). Ele o laser Diodo não são iguais, porém a tecnologia de luz intensa pulsada é recomendada para pele negra.
      O comentário do Dr. Alfred, dermatologista, nesse mesmo post confirma as informações que passamos.

      Esperamos ter ajudado,

      Um abraço

  21. A depilação a laser em pessoas de pele escura pode ser muito perigosa se não tomadas as devidas precauções. Como sabemos, cores de tonalidade mais escuras absorvem mais a luz. O laser nada mais é do que um feixe concentrado de luz, portanto a pele pode absorver o laser numa proporção maior do que deveria e isso pode levar a lesões na pele. Assim também acontece com os pêlos, os mais grossos e escuros absorvem mais a luz, por isso são os primeiros a serem eliminados!
    Contudo, como dito na matéria, o tipo de laser mais seguro, não só para pele negra, para todos os tipos de pele é o de luz pulsada.

    Parabéns pelo conteúdo de excelente qualidade! Continue assim.

    Alfred Manch,
    Dermatologista.

    • Alfred,
      Nós agradecemos! E nos esforçamos para trazer o melhor para nossos leitores!

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.