Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Curiosidade: Shampoo ou Xampu?

Shampoo ou xampu? Descubra a maneira correta de escrever essas e outras palavrinhas usadas no nosso dia-a-dia.

por   em Cabelos   | 16.06.2012

 

Shampoo ou Xampu?

Oi gente,

Meu nome é Poliana Moura e sou super seguidora deste blog e estou muito feliz de ter um espacinho aqui! As meninas Soul capricham, não é verdade? Cada vez que leio um post eu me sinto mais bonita! Tenho certeza de que isso também acontece com vocês! Fechamos uma parceria bem legal! Vou passar por aqui regularmente pra dividir alguma curiosidade ou descoberta, sempre me inspirando nos posts que elas fazem e informando algo diferente. Vamos lá?

Viram o texto sobre shampoo anti-resíduos? Amante que sou da língua portuguesa, resolvi desvendar um mistério (rs) da gramática: é Shampoo ou Xampu?

Usamos no dia a dia muitas palavras de origem estrangeira, principalmente americana. Acontece que com o passar do tempo os grandes gramáticos do nosso país vão reconhecendo e oficializando uma maneira brasileira de escrever certos termos. O exemplo clássico é a palavra futebol, a forma tupiniquim de escrever football. Só uma viagenzinha breve: balípodo e ludopédio são sinônimos de futebol. Então, vamos torcer pelo Brasil na próxima Copa do Mundo de Ludopédio (afe)!

Lembram do Xou da Xuxa?  A palavra Xou não foi uma licença poética da produção do programa ! Em português podemos formalmente escrever com X mesmo, em vez de show!

Agora sei que muita gente vai rir : que tal uma píteça de muçarela? É isso mesmo! Píteça é a forma oficial em português de escrever a palavra italiana pizza! E muçarela é a adaptação de mozzarella. Legal, né ? Só não abuse, pois muita píteça de muçarela engorda e deixa a pele oleosa!

Voltando à vaca fria, vamos ao nosso shampoo. A grande maioria das embalagens traz o nome em inglês. Mas pode olhar no dicionário, temos, sim, a palavra xampu. Então, fique à vontade para escolher, as duas formas estão certas! Eu prefiro “xampu”. Se alguém souber de um anti-resíduos que não deixa o cabelo palha pra me indicar, aceito sugestões !

Ah! Tem gente por aí querendo imitar o Soul Negra! Diagramação, temas, textos… Cuidado com os direitos autorais, o bom e velho copirraite ©! Hahaha, não precisa mais enrolar a língua pra falar copyright!

Beijos e até a próxima!

 

Imagens: Arquivo Soul Negra

Espalhe por aí!
 
  1. rafaela

    Adorei site muitas novidades interessantes.

  2. Ana Luu

    Ow my goodness, I love your blog

  3. Não é toa que a Língua Portuguesa é uma das mais difíceis do mundo (pelo menos é o que dizem).

    Muito bacana!
    Depois me diga qual é o correto: samba-rock, sambarroque, sambarock ou sambaroque!

    bjos!!

  4. Silvia Helena

    Oi Poliana!
    Experimente o anti-resíduos Neutrogena, é muito bom!

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.