Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Cronograma Capilar: Reconstrução

Cronograma Capilar: Reconstrução. Descubra como ela funciona, veja alguns produtos reparadores e saiba como eles agem em nossos cabelos crespos e cacheados.

por   em Cabelos   | 28.03.2014

 

Cronograma Capilar: Reconstrução

 Há alguns posts atrás apresentamos o Cronograma Capilar, uma rotina de cuidados de cabelo que visa deixar os fios mais bonitos e saudáveis dando a eles exatamente o que precisam. Este cronograma é composto por três etapas, já falamos da Hidratação, da Nutrição e hoje falaremos sobre Reconstrução, entenderemos um pouco melhor sua função no cronograma, conheceremos alguns produtos com ação reconstrutora e veremos como eles agem em nossos cabelos.

DICA 01: perdeu o início do assunto ou quer saber um pouco mais sobre Cronograma Capilar? Clique aqui e veja o que já escrevemos sobre essa rotina.

DICA 02: quer saber um pouco mais sobre a etapa de Hidratação? Então clique aqui.

DICA 03: quer saber um pouco mais sobre a etapa de Nutrição? Então clique aqui.

A queratina é uma proteína fibrosa formada por aminoácidos, responsável pela formação e integridade de diversas partes do corpo, dentre elas os nossos cabelos (cerca de 90% de sua constituição). A reconstrução capilar consiste em repor a queratina perdida, seja por agentes externos – processos químicos, poluição, cloro, chapinha, secador, sol – ou deficiências orgânicas – causadas pelo estresse, envelhecimento ou má alimentação .

Se o seu cabelo está quebradiço, fraco, poroso, com pouca elasticidade, ele pode estar precisando de uma boa reconstrução. A reconstrução capilar é extremamente importante para quem passa por processos químicos nos cabelos, mas é recomendada para todos os tipos de cabelo.

Nos salões a reposição proteica pode ser feita por meio de nanoqueratinização, reestruturação, cauterização ou plástica capilar. Em casa podemos aplicar queratina pura nos fios (mecha a mecha, deixando agir por aproximadamente 20 minutos), misturar queratina líquida à máscara reconstrutora ou utilizar somente a máscara de tratamento. Os produtos reconstrutores possuem em sua composição queratina, portanto, dê bastante atenção aos rótulos.

Cronograma Capilar: produtos reconstrutores

Aposto que nesse momento você está se perguntando com que frequência deve fazer a reconstrução capilar. Acertei? Rs. A resposta correta é: DEPENDE. Algumas pessoas fazem reconstrução apenas uma vez ao mês e há aquelas que necessitam da reposição proteica quinzenalmente. Cada cabelo tem uma necessidade e você precisa estar atenta a ela. O excesso de queratina satura os fios e pode causar um enrijecimento desnecessário da fibra capilar, deixando os cabelos quebradiços.

DICA 04: clique aqui, veja algumas sugestões de tabelas e monte o seu cronograma capilar.

Agora que o cronograma já foi descrito, que tal separar os seus produtos em hidratantes, nutritivos e reconstrutores e começar o cronograma capilar na próxima lavagem dos fios? Não se esqueça de voltar aqui e compartilhar sua experiência conosco!

 

Para saber mais sobre o cronograma capilar acesse:

 

Beijinhos e até já!

 

Imagens: Revista Afro, M de Mulher e Reprodução

Espalhe por aí!
 
  1. Flavia

    Eu posso usar a queratina líquida nos cabelos, deixar agir uns 10 min e passar uma máscara reconstrutora em seguida?

  2. Isabel

    Parabéns. Excelentes dicas. Mto obrigada por partilhar. Vou iniciar já hoje.😀

  3. Fabia Dória

    Olá, tudo bem?
    Eu uso os produtos da linha reconstrucão que a Acquaflora lancou, e amo eles. Meu cabelo fica super bonito, parece até que acabou de sair do salão. Compro o meu aqui http://www.eugatona.com.br/todas-as-categorias/todos-os-tipos/acquaflora esse site tem o pós venda excepcional.
    Beijão e muito obrigada pelas dicas!

  4. Cil

    Faltou o excelente Amend repositor de massa azul, para quem tem o cabelo um pouco mais detonado.

  5. Célia

    Nossa! Estava fazendo todas as estapas juntas e misturadas e que bagunça. Tenho uma duvida- devo seguir o mesmo cronograma para os meus cabelos quimicamente tratados e com 40% dos fios grisalhos?

  6. Rosi

    Incrível como és didática. Tudo tão explicadinho e tão fácil de entender. Eu tinha muitas dúvidas em relação ao cronograma e vc tirou todas. Obrigada!! Esse site já entrou na lista dos meus favoritos!!

  7. Nossaaaa, quantas dicas preciosas, como não vi isso antes rs… bem percebi que que não faço nada no meu cabelo em relação a isso tudo, apenas hidrato rs…bem vou organizar o meu tempo e começar o meu conograma jáaa!

    Parabéns pelo post, de muito fácil entendimento, bem organizado…
    bj

  8. Juliana

    Oi, tenho uma dúvida, quem sabe você me ajude! As máscaras Milagre e Morte súbita da Lola são para a etapa de reconstrução dos fios??

  9. Rosiane

    Excelente a sua explicação distrinchada do cronograma capilar. Muito boa a iniciativa de explicar detalhadamente. Ajudou muito com as duvidas!
    obrigada

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.