Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Cronograma Capilar: Nutrição

Cronograma Capilar: Nutrição. Descubra como ela funciona, veja alguns produtos nutritivos e saiba como eles agem em nossos cabelos crespos e cacheados.

por   em Cabelos   | 21.03.2014

 

Cronograma Capilar - Nutrição

Pensou que o assunto Cronograma Capilar tinha chegado ao fim? Se enganou. No post anterior falamos da Hidratação Capilar e neste post falaremos sobre Nutrição, uma das etapas do Cronograma. Entenderemos um pouco mais sobre sua função, além de conhecer alguns produtos com ação nutritiva e ver como eles agem em nossos fios.

DICA 01: perdeu o início do assunto ou quer saber um pouquinho mais sobre cronograma capilar? Clique aqui e veja o post que explicamos esta técnica de cuidados com os cabelos.

DICA 02: você já leu o nosso post sobre Hidratação Capilar? Não? Então clique aqui e dê uma olhadinha.

Os cabelos crespos e cacheados tendem a ser mais ressecados devido ao seu formato em espiral que dificulta a nutrição dos fios impedindo que a gordura natural (produzida no couro cabeludo) chegue até as pontas. Daí a grande importância da etapa da Nutrição, pois ela é a grande responsável pela reposição lipídica dos fios, ou seja, ela repõe a “gordura” que os fios precisam para ficar mais bonitos e saudáveis através do uso de óleos vegetais e manteigas.

DICA 03: você sabe quais são os benefícios dos óleos vegetais e óleos minerais? Clique aqui e descubra!

Não se esqueça de SEMPRE ouvir o que o seu cabelo precisa. Nutrição não é Hidratação. Excesso de hidratação não satura o cabelo pois os fios só retêm e absorvem a água de que precisam. Com a nutrição ocorre o contrário, o excesso de óleo pode saturar e prejudicar os fios, principalmente os mais fininhos. A frequência da nutrição depende da necessidade dos seus cabelos.

DICA 04: clique aqui e veja algumas tabelinhas que podem servir de inspiração para que você monte o seu cronograma capilar.

Já dissemos anteriormente mas não custa nada repetir, que o cronograma capilar pode ser feito utilizando apenas máscaras de tratamento ou pode ser feito com toda a linha de tratamento (shampoo, condicionador, máscara e leave-in). Tudo vai depender do seu gosto e do seu bolso, rs.

Os produtos com ação nutritiva possuem em sua composição: manteigas (butter), óleos (oil) e alguns componentes hidratantes responsáveis por balancear a composição dos produtos. Por possuírem tais componentes é que em muitas embalagens encontramos a expressão Máscara de Hidratação Nutritiva.

Cronograma Capilar Produtos para Nutrição

DICA 05: os óleos vegetais (dentre eles o famoso Óleo de Argan) e as manteigas (já falamos da Manteiga de Murumuru) são excelentes para o cabelo e podem ajudar a potencializar as máscaras ou criar receitinhas caseiras milagrosas.

Tenho certeza de que a maioria das máscaras de tratamento que você tem são nutritivas. Acha que estou enganada? Então dê uma olhadinha nos rótulos, afinal, quem tem cabelos crespos e cacheados adora aqueles cremes que contenham óleos e manteiga de karitê, não é mesmo?

Ah…. continue conosco. Em breve falaremos da Reconstrução.

 

Para saber mais sobre o cronograma capilar acesse:

 

Beijinhos e até já!

Espalhe por aí!
 
  1. Luiza

    Olá, uso oleo advance techniques da avon todos os dias após o banho. No caso eu deveria reduzir então? Posso usa-lo no dia da nutrição ou devo utilizar outro produto?

    Parabéns pelo blog!
    Beeijos

    • Beatriz Oliveira

      Olá Luiza, tudo bem?
      Sugiro que você utilize esse óleo da Avon para finalizar os fios, já que ele tem a função de fechar as cutículas. Quando for fazer uma nutrição, utilize um óleo vegetal (azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco prensado a frio, por exemplo), esse conseguem penetrar e nutrir os fios 😉
      Bjs

  2. Primeiramente, parabéns pelo blog. São belas dicas de nutrição, ela com certeza é uma arma poderosa para o cronograma capilar. Mas fazer só ela é pouco para tratar dos cabelos danificados. Veja o post que eu fiz sobre o assunto: http://sphaircosmeticos.com.br/blog/dicas/cronograma-capilar-da-sp-hair/943

  3. daniele

    Adorei tudo , vou colocar em prática !!

  4. terezinha

    Gostei muito das informações sobre
    vários tipo de produtos
    obrigada por dividir conosco seus conhecimentos

  5. Rita

    Fui procurar as sugestões dos cremes acima, os Dove aprovei o resultado e cheiro. Mas os da linha Novex de coco estão indicados para cabelos liso no rótulo, não comprei por conta disso.

    • Beatriz Oliveira

      Olá Rita, ainda que sejam indicados para cabelos lisos, algumas linhas de produtos podem funcionar muito bem em nossos cabelos. Linhas de tratamentos são para manutenção dos cabelos, e não vão alisá-los, pode ficar tranquila quanto a isso. Ah… se você testar, volte aqui e nos conte co resultado.
      Beijinhos

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.