Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Condicionando os cabelos crespos

Já está no piloto automático: depois do xampu, a gente pega o condicionador. Veja porque nossos fios sentem verdadeiro alívio quando usamos o condicionador

por   em Cabelos   | 01.07.2014

 

Condicionador em cabelo crespo

No nosso cabelo crespo, certamente o condicionador tem uma função preciosa. Na hora da lavagem com o xampu, é comum a reclamação de que o cabelo ficou embaraçado e ressecado, clamando por algum creme que resolva instantaneamente. Então, já está no piloto automático: depois do xampu, a gente pega logo o condicionador, não é mesmo?

Por que isso acontece?

Porque em geral os xampus alteram o ph dos fios, abrem as escamas do cabelo e tiram o pouco de oleosidade que temos, dando a impressão de que passamos detergente. Como o cabelo crespo é muito fino, o efeito detergente potencializa. Aí entra em ação nosso amigo condicionador, que, se for de boa qualidade, equilibra o ph do cabelo, devolve a maciez e desembaraça. Um verdadeiro alívio.

(Abri esse parêntese só para dizer que ph é uma sigla da química que significa potencial hidrogeniônico. Tem a ver com acidez e neutralidade). Bora continuar o papo.

Se usamos um condicionador da mesma marca e linha do xampu, temos mais garantia de que o ph será devolvido na mesma medida que foi alterado. Mas não é uma regra absoluta. É perfeitamente possível usar xampu e condicionador de marcas diferentes. Só dá um pouco mais de trabalho para formar um casalzinho perfeito.

Dicas de uso

  • Enxágue muito bem o cabelo antes de passar o condicionador. Se ficar um pouquinho de xampu, o coitado do condicionador não vai conseguir trabalhar.
  • Desembarace os fios com os dedos, sem pressa. Se for preciso, enxágue e passe de novo o condicionador.
  • Antes do enxágue final, deixe o produto um pouquinho no cabelo, pelo menos um minuto. Aproveite para massagear a cabeça.
  • Tire todo o condicionador! Eu sei que dá uma vontade louca de deixar um pouquinho, mas isso atrapalha o próximo passo, seja o tratamento com alguma máscara capilar, ou a aplicação do leave-in. Isso nem vale tanto para quem é adepta ao no poo pois sei que muitas acabam deixando um pouco do condicionador ou até mesmo o utiliza como leave in.
  • Para as que têm o habito diário de tirar todo o leave-in do dia anterior no chuveiro, temos uma dica ótima: no dia que não usar o xampu, se for só enxágue mesmo, passe o condicionador mesmo assim. Você vai sentir uma hidratação extra bem interessante. Aí é só tirar normalmente, sair do chuveiro e aplicar o leave-in.

No meu próximo post vou fazer a resenha de um condicionador que eu adoro! Até lá!

Espalhe por aí!
 
  1. Ana Lívia

    Oii adorei suas dicas pois vc poderia criar um tutorial sobre cabelos
    crespos e cremes para passar em nossos cabelos crespos!! Então um bjo tenho 8 anos!!!

  2. Mariana Scherer

    Olá, gostaria de ver uma matéria sobre cuidados com cabelo crespo masculino. Como os homens não tem muito o costume de ter muitos cuidados fica um pouco mais difícil de deixar os cachos bonitos. Obrigada

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.