Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Como cuidar de cabelo crespo de criança

Cuidados básicos para cabelos crespos de crianças. Da lavagem ao corte dicas para aprender a cuidar também dos cabelos dos pequenos.

por   em Cabelos   | 30.08.2012

 

criança de cabelo crespo

Muitos pais não sabem cuidar dos cabelos crespos dos filhos. Isso é, em parte, compreensível pois a gente sempre vê tutorial, produtos e dicas de cuidados de cabelo liso, cacheado, quebradiço, mas pouco sobre cabelo crespo e pouquíssimo sobre como cuidar do cabelo crespo de crianças. Mas hoje com a internet ao nosso lado a gente pode mudar isso e colocar um sorriso no rosto das crianças além de chuquinhas, não é?

A primeira dica é valorizar a beleza natural do cabelo da criança. Nada de dizer que o cabelo dela é ruim e etc… É ruim nada! Você que ainda não pegou “a manha” de cuidar dele. (desculpem a bronca…rs).

Vamos aos cuidados básicos?

 

Lavar

Na hora da lavagem utilize pouco shampoo e  lave bem o couro cabeludo com movimentos suaves e circulares. Depois do enxágue aplique o condicionador no comprimento dos fios.

Retire o excesso de água delicadamente com uma fralda de pano ou toalha de microfibra sem esfregar. A toalha de algodão aumenta o efeito frizz nos cabelos crespos.

O cuidado com a lavagem está também na fórmula do produto. Você deve evitar fórmulas  que contenham sulfato, silicone, parafina e óleo mineral. Mesmo os produtos indicados para bebês e crianças dão uma escorregada e podem conter esses ingredientes, portanto, fique de olho.

 

Pentear

Tenha a ferramenta certa, um pente de cerdas separadas agridem menos os fios. Os dedos também podem ser ótimos aliados.

Evite pentear o cabelo seco, por ser muito fino ele facilmente quebrará. Prefira fazê-lo quando estiver lavando a cabeça, depois da aplicação do condicionador. O pente deslizará melhor.

Também é possível pentear o cabelo na hora do leave in (creme sem enxágue). Passe no comprimento dos fios e desembarace.

Comece a desembaraçar pelas pontas e avance lentamente até a raiz. Se quiser, separe o cabelo em 4 partes. Tenha o cuidado de segurar cada mecha, assim ao encontrar um nó você evita puxões na cabeça da criança.

 

Definir os cachos

Leave in é um produto inseparável do cabelo crespo. Após shampoo e condicionador, a aplicação desse creme é fundamental. Ele ajuda no condicionamento, na hidratação, doa brilho, controla o volume e ativa o cacho. Em relação à quantidade, cada cabelo tem a sua necessidade.  Só cuidado para não exagerar e deixar os fios pesados.

Após a aplicação do leave in, aproveite para pentear.

Cabelos penteados e é hora de ajudar a definir os cachos. Seguimos uma das 05 dicas que fazem a diferença no cabelo crespo do post da Poliana.  Pegue uma toalha de papel absorvente e vá apertando os cabelos de baixo para cima suavemente e repita ao menos duas vezes em cada mecha.

 

Hidratar

O cabelo crespo é fino e quebradiço, precisa ser hidratado para crescer com força e definição. Quanto mais hidratado, mais cachos ativados.

O mercado nacional não possui muitos cosméticos para crianças crespas mas você pode encontrar alguns e fique de olho na fórmula!

 

Secar

O melhor é deixar secar naturalmente mas se tratando de crianças,  às vezes é necessário secar o cabelo, então vamos lá! Você pode utilizar uma toalha de microfibra ou uma fralda de pano apertando os cabelos de baixo para cima suaveamente. Além disso, pode utilizar o secador de cabelo na potência mínima usando de preferência o difusor fazendo movimentos de baixo para cima, da ponta dos cabelos para raiz. Os cachos ficam definidos e o cabelo sequinho.

Pode aumentar a temperatura do secador? Até pode, numa emergência. Mas quanto menos calor melhor para não drenar a água e a hidratação dos fios e couro cabeludo.

 

Pentear fora do dia da lavagem

Bom, sabemos que não é toda família que tem tempo de um ritual de beleza todos os dias e que crianças (ainda bem!) nasceram para correr, brincar e se descabelar, certo? Sendo assim, em algum momento você vai precisar pentear o cabelo delas fora do dia da lavagem.

Sem pânico, aqui vai um pulo do gato: use leave in diluído. Você vai precisar de um borrifador comum, uma ou duas “moedas” de leave in e 100ml de água. Coloque a água no borrifador, o  creme e agite bem. Tá pronto! E você pode usar a mistura por até 5 dias. Vá borrifando no cabelo e quando estiver úmido comece a pentear.

 

Cortar

Cabelo de criança na questão corte segue a regra dos adultos, cortar as pontas regularmente contribui para a beleza dos cabelos crespos.

Na hora de escolher um corte, opte pelos em camadas ou suavemente repicados pois dão forma ao cabelo todo. Cortes com com a base reta não são aconselháveis.

Ufa, acho que ficou longo, mas tem um pouco de tudo para os cuidados básicos. Logo mais postaremos cuidados especifícos e looks além de produtos para crianças, ok?

 

Para saber mais sobre cabelos crespos infantis, acesse:

 

Inté +

Imagem: Maria de Guma Fotos (gumafotos@gmail.com)

Espalhe por aí!
 
  1. Agradável dentro de ângulos de 45º e 90º. http://xclife.com/space-uid-847067.html

  2. Por não adorar dos cachos, antes usava cabelo curto. http://cs.xjwanwei.com/comment/html/?124662.html

  3. jamile

    Olá bom dia tenho um bebê de 9 meses o cabelo dela e cachiado crespo só que fica muito resecado não sei mais o que uso para hidtatar o cabelo dela podem me ajudar eu queria saber se posso usar bepantol liquido.

    • Beatriz Oliveira

      Olá Jamile, tudo bem?
      O ideal é que você converse com o seu pediatra para que ele indique o melhor produto para o seu bebê, no entanto, quando tivemos a mesma questão por aqui, o pediatra nos indicou óleo de amêndoas e deu certo 😉
      Bjs

  4. Lary

    Oi minha filha tem os cabelos crespos mas a rais nao tem os cachos definidos e porisso o cabelo fica muito cheio na raiz.eo cabelo dela e muito fino.Alguem me de uma dica para deixa o cabelo cacheado por igual e dicas d produtos para isso.obrigada

  5. Oi eu gostaria de dicas para cuidar do cabelo da minha filha bjoo obrigada

  6. Jú lopes

    Minha pequena está c um ano e meio , e tinha o cabelo mole , agora cada dia q passa fica mais crespo , puxou ao pai , é vou mão e sufoco para pentear , e toma todo meu tempo . Lavo todos os dias ,mas naum sei se é correto lavar todos os dias , o vc me diz disso ?

    • Beatriz Oliveira

      Olá Jú, tudo bem?
      O ideal não é lavar os cabelos todos os dias, manter o cabelinho deles sempre molhado não é saudável. Fizemos um post com algumas dicas de hidratação sem produtos agressivos, dê uma olhadinha nele, acho que pode te ajudar: http://www.soulnegra.com/cabelo-crespo-de-crianca-como-hidratar/.
      Depois nos conte se deu certo 😉
      Bjs

  7. Roseni da cruz pereira

    Minha filha tem 1ano E 8 mês sede usa o beleza… pode hidratar os cabelos dela?

    • Beatriz Oliveira

      OLá Roseni, tudo bem?
      Não é fácil encontrar produtos de hidratação para cabelos crespos e cacheados dos pequenos, não é mesmo? Sugerimos que os produtos escolhidos não tenham sulfatos, petrolatos, quartenium 15 e por aí vai. Dê uma olhadinha nesse post e confira uma hidratação e caseira para a sua filha: http://www.soulnegra.com/cabelo-crespo-de-crianca-como-hidratar/
      Beijos

  8. maria

    Não se deve jamais prender cabelos molhados isso causa muitos problemas inclusive a queda dos cabelos alem de causar mal cheiro (mofo)

  9. Love these, Amanda! I’m sure my girls would love them too. I like making food fun. At lunch I use small coioke cutters on apple, cucumber, etc. And of course I use bigger ones on sandwiches or quesadillas. I can’t wait until my youngest is in school all day and I can pack her lunch. I have a board on Pinterest named ‘Lunch Box’ will all kinds of great links to hundreds of bento boxed lunches. Anyway, now that I rambled on about lunches, have a good night. haha =) ~ Catie

  10. Larissa

    Ola,tenho uma filha de 3 anos eo cabelo dela e meio liso na rais e bem cacheado nas pontas nao sei oque faser para ficar tudo igual.me ajudem quem puder.rsrs

  11. Cledson alves

    Meu filho (2anos) tem Cabelo crespo muito ressecado ?

  12. josiane

    ola, tenho uma filha de 3 anos q tem muito cabelo , acontece que no centro da cabecinha dela ele tem uma textura diferente e ele quase nao desenvolve, ja o restante do cabelo dela e liso na raiz e no comprimento ele é cacheado.Não sei mais o que fazer para ele ficar todo igual .Preciso muuuuuuuuuuuuuuuuito de ajuda .

  13. luciene

    Boa tarde ,tenho uma filha de 9anos e o cabelo dela é bem crespo e é muito ressecado,bom eu nao sei muito o q fazer,gostaria de uma dica qual shampoo condicionadir q seria bom pra ela. Obrigada

  14. Aguinaldo dos santos

    Bom Dia

    Tem algum shampoo para criança de 3 anos especifico para esta idade o cabelo dela é crespo

  15. Hélika

    Minha filha tem 03 anos e tem o cabelo muito crespo,queria dicas para reduzir o volume,quando seca o cabelo vai lá para as alturas,aprendi um jeito de pentear mas precisa de muito creme em cada mecha e o cabelo fica branco e pesado. Obrigada.

  16. esther brandao canal

    tenho 8 anos eu e a minha mae tentamos de tudo sos

  17. Beatriz

    Oi..
    Amei as dicas…
    Minha filha tem 4 anos e toda q lavo e hidrato o cabelo, fica bem definido, mas quando seca os cachos se desfazem…
    Queria saber, o que devo fazer para que os cachos continuem?

    • Barbara

      Já testou o creme de pentear infantil tóin óin óin da natura?

  18. Rute Novais

    Otimo post, muito bem escrito, linguagem simples e direta. Perfeito e muito util.. Muito obrigado pelas otimas dicas.

  19. juliana hanbuquerque

    meu cabelo e muito crespo ja fui ne varios cabeleleiros mais nao fica bom com nenhum produto ,pode me da o nome de algum para mim, tenho 11 anos deixa a resposta

  20. leticia

    Tenho uma menina q tem 8 anos o cabelo e muito crespo e fino,esta bastante ressecado.O que posso usar pra ficar macio e definir os cachos?

  21. Renata Dutra

    Conheci a pagina por acaso no google, adore, o meu cabelo é liso (pratico) o da minha filha cacheado, Obriga pelas dicas….

    • Francine Moura

      De nada, Renata! Aproveite as dicas!

  22. vera lucia

    onde comprar este produto e o nome é este mesmo LEAVE IN?
    GRATA

    • Francine Moura

      Vera Lucia, você pode comprar em qualquer perfumaria ou até mesmo em drogarias. Há diversas marcas. Procure por leave in, creme de pentear ou creme sem enxágue.

  23. Kathleen

    Boa tarde,
    Você poderia sitar quais são os produtos liberados para as crianças? Estou fazendo cronograma na minha pequena, mais estava usando produtos de adulto e eu sei que está totalmente errado.
    Agradeço desde já, e adorei as dicas :)

  24. lucia

    Gostei das dicas mais tenho um menino e gostaria de usar o cabelo dele cacheado mais nao muito comprido. Se tiver dicas ate fotos gostaria muito de ver obrigada!!!!!

  25. Grace

    As dicas são ótimas, mas gostaria de indicação de produtos por faixa etária, já que cabelo crespo é herança genética, certo? Para as mais crescidinhas, a partir dos 3 anos, já existem bons produtos no mercado. Mas e nossas bebês? Aqueles cachinhos lindos também necessitam tratamento especial! Aí está uma grande falha que o mercado ainda não descobriu, ou não se interessa em investir…

  26. vera cruz

    Que maravilha! agora a hora da beleza vai ser mais divertido

  27. andrea

    agora sim , minha princesa vai ficar mais chick com as dica .obrgadãooooooooo

  28. ROZELENE

    amei agora vou cuidar do cabelo da minha gatinha do jeito certo obrigada pelas dicas

  29. Cilmara Queli

    Agora minha linda subrinha(3 aninhos) vai parar de pedir que prendam seu black, pois seguirei todas as dicas para que seu cabelo à deixe ainda mais bonita!!!
    obrigada…

  30. Luciana

    Simplesmente amei!!! Minha princesinha tem cabelos cacheados e uso pente de cerdas separadas, leave in e separo as mechas começando das pontas para a raiz no penteado diário. Ela adora arrumar os cachinhos: pega o pente, o spray desembaraçante e o lacinho e diz: “Mamãe, belo- belo”…suspiros. Beijos Papi! Lu

  31. A luana ja aderiu ao borrifador dado pela tia PAPÍ
    CLARO QUE ELA GOSTOU MAIS AINDA DE FICAR MOLHANDO OS CABELOS TODA VEZ KKK MUITO BOA A DICA
    NO AGUARDO DE NOVAS DICAS

  32. Flavio Augusto

    Acabei de ler e achei super interessante. Valeu meninas, realmente é difícil cuidar do cabelo das crianças, mas estamos tentando. Vamos tentar adaptar as dicas.

    Fui…

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.