Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Cabelo crespo de criança: dicas da mãe Angelica

Mâes e Pais são valiosas fontes de dicas sobre cuidados com cabelo crespo de crianças, eles ultrapassam a beleza e acabam por empoderá-las, confira!

por   em Cabelos   | 08.08.2016

 

Conversamos com a Angelica Pretto, fotógrafa e consultora nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade, sobre como cuidar dos cabelos crespos de crianças, ela é a mãe do João Francisco e da Alice que dão vida e destaque a esse post.

Angelica, assim como eu, não tem a pele negra ou cabelos crespos, mas aprendeu e ensina os filhos:

“Minha primeira experiência em cuidado de cabelos crespos foi com meu primeiro filho, João Francisco. Fomos testando e aprendendo… Já testamos muitos produtos e de diferentes marcas, foram shampoos, condicionadores, modeladores “leave in”, antifriz, cremes de pentear e de tratamento…”

E nesse processo naturalmente Angelica se deparou com as famosas receitas caseiras e você confere logo alí embaixo os tratamentos caseiros preferidos dela.

Como eu tenho muita dificuldade de encontrar produtos industrializados para crianças menores de 3 anos, fui logo perguntando sobre as marcas preferidas da família. Porém, por esses produtos agirem de maneira bem diferente pra cada um, ela preferiu não mencioná-los.

 

Receita caseira

 

Resultado: um cabelo com brilho, maciez, definição dos cachos e redução de frizz. Uma beleza!

  • 200ml de água
  • uma colher de sobremesa de amido
  • uma colher de sobremesa de azeite de oliva extra virgem ou óleo de côco
  • creme de tratamento para cabelos

Modo de fazer: diluir bem o amido na água para não formar bolinhas e mexer sem parar durante o cozimento em fogo baixo, até virar um mingau. Separar e quando estiver levemente morno adicionar o creme de tratamento de sua preferência e para uma ação mais efetiva adicionar ao creme o azeite ou óleo virgem de côco. 

Mode de usar: Lavar o cabelo com shampoo, aplicar o tratamento nos cabelos da raiz para as pontas, deixar agir em torno de 20-30 minutos, finalizar a lavagem podendo então usar o condicionador.

Obs: A quantidade de creme e óleo variam de acordo com o tamanho e quantidade de cabelo.

 

E quem já tem filhos sabe que a vida não é todos os dias como num comercial de margarina, quais as dicas para as manhãs pré-escola, Angelica?

“No dia a dia, na saída de casa para escola, que é cedo pela manhã, normalmente usamos creme de pentear diluído em água, penteamos e damos umas “amassadinhas” com as mãos. Quando temos mais tempo, usamos pente de dentes largos para ajudar a desenlear as partes embaraçadas, em geral a parte de trás da cabeça. E abrimos o cabelo perto da raiz usando um “garfo”.

menino de cabelo crespo

E embora o conteúdo principal aqui sejam as dicas de cuidados com cabelos crespos de crianças, aproveitamos a oportunidade para falar de aceitação da beleza natural, preconceito e empoderamento. A resposta você confere a seguir:

Sempre conversamos e lemos livros que tratam a beleza negra, a diversidade, o orgulho das origens, a necessidade de melhorias, igualdade, penso que isso ajudou/ ajuda bastante no empoderamento. Ambos gostam muito de seus cabelos.

O João Francisco adooooora seu cabelo e em todo lugar que vai, desde pequeno, alguém está falando bem, elogiando o cabelo dele ou perguntando algo sobre o cabelo. Ele não se vê sem seus cachinhos. Não admite cortar curto seu cabelo. Ultimamente ele mesmo tem usado o “garfo” para deixar o cabelo mais estiloso segundo ele. Seus desenhos o mostram sempre de cabelos bem crespos e grandes.

desenho de garoto com cabelo black power
Nunca aconteceu de alguém falar mal do cabelo do/para o João Francisco, penso que se alguém lhe disser que tem “cabelo duro” por exemplo, ele responderia “Duro? Só se for sua cabeça! Rsrs”, ele tem muito orgulho da cabeleira.

menina cabelo crespo
A Alice gosta muito de historias de princesas e então falamos que o cabelo dela é como a coroa de uma princesa 😉 . Alice tem uma professora linda e com um cabelo lindíssimo, como o dela, então acho que isso também a ajuda a gostar ainda mais do seu cabelo. Além de se enxergar no irmão que adora, e que tem muito orgulho do cabelo crespo, ela também se vê na professora que ela gosta tanto e que também tem muito orgulho do cabelo crespo.

Meu filho estuda na mesma escola que a Alice e é verdade que além da professora mencionada eles trabalham muito a cultura africana, já falei disso aqui.

Se alguém ainda tem dúvidas de que representatividade importa, por favor, veja essa foto, leia esse post mais uma vez e reflita 😉

irmãos caminhando juntos
E se o exemplo da sociedade é positivo, imagina o poder do exemplo em casa? Vale a pena aproveitar as dicas e seguir aprendendo e testando.

Obrigada por compartilhar suas dicas Angelica Pretto. Parabéns a você e para todas as outras famílias que celebram a diversidade da beleza!

 

Para saber mais sobre cabelos crespos infantis, acesse:

 

Inté +,

 

Imagens: Angelica Pretto

Espalhe por aí!
 
  1. Aretha

    Representatividade importa, sim!
    Tenho o prazer de conhecer a Angelica pessoalmente e admiro a forma como ela educa e ensina os filhos, como procurou aprender sobre os cabelos e sabe cuidar perfeitamente.
    Parabéns pela matéria, adorei!

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.