Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Cabelo Crespo: 5 dicas que fazem a diferença

Detalhes aprendidos com cabelereiros e que deixam o cabelo crespo mais bonito e saudável.

por   em Cabelos   | 26.08.2012

 

cabelo crespo: 5 dicas

Nessas minhas passagens pelo blog falando de curiosidades da vida, de vez em quando vou sair da rotina e falar pra vocês algumas dicas de beleza que aplico no meu dia a dia. Hoje o assunto é cabelo, a parte do corpo que me dá mais trabalho pra cuidar (pelo menos é a que leva mais tempo, rs). São detalhes que aprendi com cabeleireiros e imagino que muitas de vocês já fazem também.

1. Água Mineral

Após lavar os cabelos, enxague com água mineral ou filtrada. Diferente da água do chuveiro, a mineral e a filtrada têm bem menos (ou nenhum, não sei) cloro e cal. Assim, o cabelo fica bem mais saudável e brilhoso! Para as de cabelo curto isso até que é prático de fazer. Mas sei que para as que tem madeixas compridas fica mais difícil. Então, tente ao menos no último enxague, depois de desligar o chuveiro.

Aproveitando a oportunidade, adoro banho de cachoeira. Nas raras vezes que tive esse prazer, o meu cabelo ficou ótimo! A água doce, fria e pura deixa os fios mais fortes e bonitos!

2. Toque de seda

Nosso cabelo crespo é muito fininho e leve, por isso quebra à toa e fica com frizz. Uma forma bem eficaz para evitar esses problema é  proteger o cabelo do atrito com o travesseiro. Para isso, você pode usar uma touca de cetim. Porém essa touca é muito difícil de encontrar no mercado. Uma alternativa é fazer uma fronha também de cetim ou então de seda. É bem gostoso e macio, o cabelo agradece, além de ser super chique! Até seus sonhos ficarão mais flutuantes, hehe. Essa dica é muito boa pra quem tem o cabelo alisado, faz escova e quer fazê-la durar mais tempo!

3. Papel Toalha

Essa vai principalmente para as que gostam de cachos, sejam naturais, relaxados ou com permanente-afro. Quando passamos o leave-in, depois ficamos amassando o cabelo com as mãos para ativar os cachos, não é ? Algumas até fazem com a toalha para tirar o excesso de creme. Então, nessa hora, pelo menos no final, use papel toalha de cozinha. Ele absorve bem o excesso do produto, não meleca a toalha e ainda evita o frizz!

4. Açúcar Mascavo

Gente, a coisa é milagrosa! O açúcar mascavo tem alto poder de hidratação. Então, é só misturar uma colher de chá de açúcar para cada 2 colheres de sopa do creme de hidratação da sua preferência. Não misture tudo no pote do creme para guardar! Deixe para fazer na hora, num recipientezinho separado.

5. Vitamina T

Essa dica é mais manjada do que tudo! Mas mesmo assim vale a pena bater nessa tecla porque apesar de todas nós sabermos bem a importância dessa “vitamina”, a maioria foge dela igual o capeta foge da cruz, com medo de que as madeixas não cresçam. Pra quem não conhece, a vitamina T é a boa e velha tesoura! Passar mais de 3 meses sem cortar as pontinhas compromete muito a aparência do cabelo e a saúde dos fios. Cansei dos cabeleireiros, porque eles cortam mais do que eu peço e não estou mais afim de tentar outros. Então eu mesma corto as pontinhas!  Agora, se você se empolgar e quiser um corte radical, é melhor procurar um profissional. Dou apoio moral para mudanças!

É isso ! Quem souber de outras dicas legais é só deixar um comentário logo aqui embaixo. Adoro novidades, afinal, os detalhes realmente fazem a diferença!

Beijos,
Poli

Espalhe por aí!
 
  1. Aline

    Bom dia.
    Minha filha tem 6 anos e seus cabelos são bem crespos e ressecados, além de muito cheios. Sinto muita dificuldade de cuidar deles. Tenho medo de usar qualquer creme. Atualmente uso produtos (Shampoo, condicionador e creme de pentear) próprio para cabelos de crianças negras, mais não consigo melhorar o ressecado, e não acho que fique muito brilhoso. O cabelo dela é muito fininho e quebra muito, principalmente na testa (fica aquele friz). Gostaria ainda de deixá-los mais soltos para evitar quebrar, mas o problema é que embaracem muito e também, os piolhos na escola (se pega…). Se alguém puder me dar dica de como cuidar dos cabelos da minha bonequinha, e souber de produtos indicados para ela, agradeço muito. Sempre digo a ela que seus cabelos são lindos e que adoro seus cachos, mas a verdade é que não sei cuidar muito bem. Por favor, me ajudem. Obrigada.

  2. Khatija Isabel

    olá. tenho uma duvida, cortei o meu cabelo, e estou careca. desde que tirei o cabelo, uso lencos feito de algodao
    E certo isso?

  3. Estéfane

    Olá, tudo bem?
    Há um certo tempo que uso guanidina para relaxar os meus cabelos, sendo que após 1 mês e quinze dias, ele fica super estranho, com muito frizz, sem balanço e pouca maciez, gostaria de receber alguma dica para hidratá-los ou outra alternativa de química. Gosto do meu cabelo liso, mas quase não tenho um bom comprimento porque os meus fios são muito frágeis e quebram demais.

  4. Simone

    Olá, muito bacana este site. Bom tenho cabelos cacheados, não se i defini-los muito bem, acho que são cacheados a crespos hhe. É o seguinte, Sempre usei meus cachos a mais de 7 anos não faço, o que era feito 1 vez por ano só pra abrir os cachos.Mas sempre me arrependia pois meu cabelo ficava uma palha. Um pouco por minha culpa, que nunca soube cuidar.A questão é hoje meu cabelo esta abaixo dos ombros sem corte sem definição. E ouço o tempo todo das pessoas que tenho que fazer algo para doma-los, que desde que me conhecem meu cabelo é assim, blá blá bla. Assumir os cachos não é fácil, porque as pessoas vivem a ditadura do liso e quer que vc se encaixe nela. Não que eu me preocupe mais com a opinião dos outros do que com meus cabelos de fato. O que me preocupa é não saber tratar, corte, produtos, de preferência que caibam no meu orçamento hehe).

  5. Simone - Urgente!!!

    Oie me ajuda por favor…me caso agora no próximo dia 02 e ainda não decidi o penteado, eu quero deixar natural ( cacheado) mesmo, mas todo mundo tá dizendo que não é xic, que empobrece o visual e que não vai mudar minha cara do dia a dia…o que acha? Tem alguma dica?

    • Francine Moura

      Oi, Simone
      Este post é da Poli mas tomei a liberdade de responder pois eu acho que você deveria casar da maneira que quiser. Eu, por exemplo, casei de cabelo solto, crespo, ao natural. Coloquei somente uma faixa branca na frente. Pra mim era importante estar de cabelo ao natural pois foi assim que eu conheci meu marido e queria remeter àquele momento. Além do que, eu queria me sentir o mais confortável possível em minha imagem, e que é com meu cabelo solto, com textura natural. Então fica aqui o meu apoio! Vá do jeito que você quiser. Não se arrependa daquilo que você não fez! Olha, você já viu os posts que escrevemos sobre penteados aqui no site? Tem algumas opções muito legais e você pode colocar acessórios, flores, brilhantes, strass, faixas e ainda sim manter seu cabelo natural. Clique aqui.e depois nos conte como foi, tá? bjo e feliz casamento!

  6. Juliana

    Poliana, como você corta? tem alguma matéria explicando. Também não curto a técnica dos cabeleireiros, mas os meus estão precisando!!!

    Obrigada!

    • Poliana Moura

      Oi Juliana! Este post é de 2012 e de lá pra cá eu parei de me aventurar sozinha no corte. Hoje meu pai tira as pontinhas pra mim (não, ele não é cabeleireiro! É físico, rsrsrs!). Com o cabelo molhado e desembaraçado ele vem e corta as pontas fazendo um leve formato de U. Técnica simples assim! Nesse sábado vou cortar com um profissional, vamos ver no que vai dar!

  7. Izabel Cristina

    Oi gatas eu faço hidratação toda semana,com meio abacate maduro,2 colheres de azeite de oliva e 3 colheres do seu creme de hidratação!Deixa por 30 min,e enchagua bem.Depois passa o leivin de sua preferência que fica ótimo e bem brilhoso.Bjos

    • Poliana Moura

      Obrigada pela dica, Izabel! Preciso deixar a preguiça de lado e testar mais receitas caseiras!
      beijo

  8. Bombom

    Oi!
    Estou precisando muito de sua ajuda.
    Quero um tratamento que me ajude no fortalecimento do meu cabelo, faço química e ele ta muito fraco.
    O que posso fazer para melhorar essa situação?

    • Poliana Moura

      Oi Bombom!
      Que tipo de química vc faz no seu cabelo? Alisamento? Relaxamento? Em casa ou no salão? Sabe o nome do produto?
      bjs

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.