Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Topo

Topo

Benefícios da amêndoa

Você sabia que a amêndoa é rica em proteínas, cálcio e mantém o organismo limpo? Não? Então veja porque é super importante incorporá-las a sua dieta.

por   em Corpo   | 12.06.2014

 

Benefícios da Amêndoa

Amêndoa é rica em proteínas, cálcio e mantém o organismo limpo!

Há vários motivos para consumirmos a amêndoa. Além de ser deliciosa, faz muito bem à saúde! Ela é rica em antioxidantes, substâncias que irão combater os tais radicais livres que são substâncias nocivas à saúde e que podem entrar no nosso corpo através da má alimentação, agentes externos como a poluição ou serem até mesmo produzidas pelo nosso organismo.

Nós que vivemos em grandes centros urbanos precisamos nos blindar destes diversos agentes maléficos que estamos expostos (e que corroboram para a formação de radicais livres)! A nutrição de verdade pode nos ajudar neste aspecto.

Além dos antioxidantes, a amêndoa é rica em proteínas vegetais (cerca de 30%) que podem (e devem!) ser incluídas na alimentação, principalmente se você for, assim como eu, vegetariano/vegano. As proteínas são compostas de aminoácidos e estes desempenham papel fundamental na construção e manutenção da pele, cabelos e unhas.

Mas as oleaginosas (amêndoas são alimentos da classe das oleaginosas) não possuem gordura também? Sim, possuem. Elas podem engordar? Sim, podem como qualquer alimento se consumido demasiadamente. Porém, sua gordura não tem a mesma composição daquela que encontramos em alimentos embutidos e carnes gordurosas (saturada) que têm a característica de se depositarem em nossas artérias, aumentando o nível de colesterol “ruim”, trazendo um prejuízo ao sistema cardiovascular como um todo. A gordura da amêndoa é boa e chama-se insaturada, que ajudam a prevenir o colesterol “ruim”, ou seja, a preservar o sistema cardiovascular. Dá pra ver já uma grande vantagem, não é?

E tem mais outra vantagem! É fonte em cálcio. Outro fator que onívoros e vegetarianos/veganos precisam ficar ligados. Em 100g, a amêndoa tem o dobro de cálcio de um iogurte natural.

E o mais legal: você não precisa consumi-las apenas in natura. Pode fazer bebida vegetal, patês, incrementar uma receita de bolo, fazer farinha e consumir com frutas….haja imaginação!

Eu deixarei aqui 2 opções (muito gostosas) de como consumi-las:

RECEITA 01: Bebida vegetal de amêndoas

  • 1/4 de copo de amêndoas cruas
  • água

Deixar as amêndoas de molho por 8h (eu costumo deixar de um dia para o outro). Descartar a água em que ficou de molho e colocar as amêndoas no liquidificador (você irá perceber que ela fica um pouco inchadinha), adicionar o dobro da quantidade de água, ou seja, 2/4 de copo (eu gosto com o dobro de água pois fica mais concentrado, porém vai de gosto, você pode colocar mais água, até o triplo). Bata e coe. Está pronto. Eu coloco um pouquinho de açúcar orgânico, mas isso também é de gosto. Fica muito bom sem adicionar nada.

Mas….é judiação jogar fora a amêndoa que foi triturada! Correto, também concordo! Por esta razão, lá vai a segunda receita:

 

RECEITA 02: Patê de amêndoas

  • amêndoas trituradas (sobra da bebida vegetal)
  • azeite (o quanto baste. Vai de gosto, ou a olho como minha vó costumava dizer)
  • pitadinha de sal marinho, se possível (o sal marinho é moído e preserva os oligoelementos que o processo de refinamento tira do sal comum)

Misture os ingredientes e pronto! Você pode alterar o sabor de seu patê adicionando diferentes ervas, orgânicas, de preferência (os orgânicos são livres de agrotóxicos e produtos químicos utilizados na maioria dos cultivos dos alimentos “comuns” e que têm a propriedade de se acumularem no nosso organismo trazendo prejuízos, em alguns casos até desenvolvimento de câncer. E além de fazer bem, preserva o meio ambiente e a biodiversidade! Ô coisa boa!)

Eu garanto, fica uma delícia e para os vegetarianos/veganos é uma boa opção para passar no pão. Boa opção pois é isento de ingredientes animais, rico em proteínas, cálcio e saudável. Hum….

TAGS
Espalhe por aí!
 

Dê sua opinião!

Fique tranquila, seu e-mail não será divulgado.